BM desmonta acampamento em frente ao 6º BCom em Bento
A ordem de desmonte de todos os acampamentos em frente aos quarteis partiu do ministro do STF Alexandre de Moraes e o governador Eduardo Leite autorizou a Brigada a agir
Por volta das 9h da manhã desta segunda-feira, 09/01, a Brigada Militar (BM) iniciou o desmonte do acampamento de manifestantes em frente ao 6º Batalhão de Comunicações em Bento Gonçalves, localizado no bairro São Roque. A ordem de desmonte de todos os acampamentos em frente a quarteis do país partiu do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), seguiu as ordens de Moraes.
A equipe do SERRANOSSA acompanhou a operação, que reuniu cerca de 30 policiais militares, 10 viaturas da Brigada, além de um micro-ônibus. A Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento Municipal de Trânsito também colaboraram na operação.
Primeiramente, o tenente-coronel Barcelos se reuniu com integrantes do 6º BCom e logo depois conversou com poucos manifestantes que estavam no acampamento. Em seguida, segundo informações, foi feito uma espécie de cadastro dos presentes, recolhendo nome e CPF.
O trânsito no local ficou fechado durante a operação. Dois guinchos foram utilizados para a retirada de contêiners que eram utilizados para guardar mantimentos. No mínimo três caminhões de mudança foram utilizados para retirar todos os itens que estavam no lugar. A coleta de lixo de Bento Gonçalves também esteve no local para recolher materiais.
Em Bento, os manifestantes estavam no local desde o dia 02 de novembro. Eles se declaram contrários ao resultados das eleições presidenciais e chegam a pedir “intervenção militar” do governo.
Ao final da operação, alguns manifestantes se reuniram e fizeram uma roda de oração em torno de alguns policiais militares.
Confira as lives do SERRANOSSA em frente ao 6º BCom: