BM deve designar policial para casos de maus-tratos contra animais em Bento

Casos de maus-tratos contra animais são denunciados diariamente pelas redes sociais ou pelo Fala Cidadão, canal de denúncias da prefeitura de Bento Gonçalves. Mesmo contanto com uma equipe destinada à fiscalização desses casos, a presidente do Conselho do Bem-Estar Animal (Combea), Daiane de Mattos, explica que a cidade ainda carece de uma autoridade policial que auxilie nesses casos. “Nós estamos buscando apoio da Patram [Patrulha Ambiental] há algum tempo, mas nos falavam que não havia recursos humanos suficiente. Agora, com a entrada de mais quatro policiais para essa área, conseguimos firmar a parceria”, explica Daiane. 

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 25/03, na sede do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT), ficou acordado que a BM destinará um policial exclusivamente para atuar em denúncias de maus-tratos. A ideia é que o profissional compareça junto à equipe de fiscalização da prefeitura nos locais de denúncia. “Queremos colocar efetivamente a lei em prática. Em conjunto com a BM a gente vai ter um respaldo e uma força maior para estarmos indo nos locais”, pontua Daiane. 


Foto: Divulgação/Brigada Militar
 

O policial que será designado para essa função ainda não chegou ao batalhão e novos detalhes ainda precisam ser alinhados nos próximos dias. Mesmo assim, a parceria entre prefeitura e Brigada Militar deverá ser posta em prática em breve. 

As denúncias de maus-tratos devem continuar sendo repassadas pelo Fala Cidadão, 0800 979 6866, e o acionamento da Brigada Militar será feito pela equipe da prefeitura. Em casos de urgência, é possível entrar em contato com a BM pelo 190. 

"Não devemos ser indiferentes ao sofrimento dos animais, a vida deles também importa. A Brigada Militar permanece à disposição da comunidade", reforça a BM.