BM divulga primeiro balanço da Operação Papai Noel

A Operação Papai Noel, realizada pela Brigada Militar (BM), fechou a primeira semana de ações em Bento Gonçalves. Nos primeiros dias, foram capturados seis foragidos, um suspeito de estar cometendo roubos a estabelecimentos no município foi preso, juntamente com um menor que acabou apreendido. Não foram registrados delitos na região central, como roubo a pedestres, crime que preocupa a BM em função das compras de final de ano. 

De acordo com o comandante do 1º Pelotão da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), tenente Clovis Lavarda Couto, o efetivo é reforçado na região central entre os horários das 10h às 12h e das 14h às 20h. “São os horários de maior movimentação de pessoas. Até o momento, foram registrados apenas alguns pequenos furtos, principalmente, em supermercados, onde uma pessoa já foi presa em flagrante”, afirma.  

Roubos  

No primeiro dia da operação, foram registrados dois roubos a estabelecimentos comerciais. O tenente afirma que, nos dois casos, os bandidos tinham informações privilegiadas sobre a circulação do dinheiro. “Em um dos casos, o dinheiro roubado era para o pagamento dos funcionários. Nós já estamos alertando sobre esse tipo de ação há bastante tempo, são situações que se repetem. Não é porque é Natal ou final de ano, são delitos que registramos em várias outras oportunidades”, destaca Lavarda.

O primeiro caso foi registrado na tarde da última sexta-feira, dia 5, na rua Osvaldo Aranha, bairro Cidade Alta. Por volta das 15h35, o gerente de uma loja de departamentos foi abordado quando se dirigia até uma agência bancária. A vítima estava com um malote quando foi rendida por um homem que lhe apontou uma arma de fogo. No malote, estava a quantia de R$ 19 mil. Após a ação, o bandido entrou em um VW/Santana, de cor azul, e fugiu. O veículo, que havia sido roubado em Carlos Barbosa, foi abandonado no bairro Medianeira. 

No mesmo dia, outra ação foi registrada às 17h. O proprietário de um estabelecimento localizado na rua Adolpho Brum, bairro Maria Goretti, relatou que dois homens entraram na empresa e anunciaram o assalto. Um deles sacou uma arma de fogo, calibre 38, e rendeu a esposa da vítima, enquanto o outro foi até o caixa. Em uma das gavetas, o ladrão pegou a quantia de R$ 7 mil. Após o roubo, ambos fugiram em direção aos trilhos.

Farmácias

Segundo Lavarda, os assaltos a farmácias foram coibidos após a prisão de um homem e a apreensão do menor. Eles são acusados de cometerem vários delitos do tipo na cidade. Existe ainda a possibilidade do envolvimento de uma terceira pessoa que já foi identificada pela Brigada Militar após ser abordada próximo a um estabelecimento portando uma faca. “Dos três indivíduos, um está apreendido junto à Case, em Caxias do Sul, outro foi encaminhado ao Presídio de Bento Gonçalves e o terceiro já está identificado e sendo investigado pela Polícia Civil”, relata o tenente. “Contamos com a comunidade, para que faça a sua parte se prevenindo, saindo de casa com o planejamento do que vai comprar, aonde vai, e circule o mínimo possível com dinheiro no bolso ou saia pela rua contando dinheiro e mostrando seus pertences, para não dar oportunidade aos delinquentes”, finaliza Lavarda. A Operação Papai Noel segue até o dia 31.

Reportagem: Jonathan Zanotto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também