BM e Civil comemoram ocupação do Eucaliptos

Uma semana depois de uma ocupação inédita em um dos bairros com maior incidência de tráfico de drogas e pequenas ocorrências de Bento Gonçalves, uma reunião entre Brigada Militar, Polícia Civil e comunidade reuniu mais de 200 pessoas (foto). O objetivo do encontro, realizado no salão comunitário na noite desta quinta-feira, dia 20, foi devolver simbolicamente o bairro aos moradores e incentivar a denúncia de crimes como forma de auxiliar os órgãos de segurança em ações de prevenção de delitos e punição dos responsáveis.

Desde que a operação foi deflagrada, foram diversas pessoas presas, além da apreensão de objetos, armas e entorpecentes. O fator que melhor ilustra o sucesso da ocupação é o aumento definido como “enorme” pela Brigada Militar e pela Polícia Civil no número de denúncias. “É um avanço e tanto se considerarmos que o Eucaliptos era o local com menor incidência de denúncias de Bento Gonçalves. Cumprimos a primeira meta desta operação ao efetuar várias prisões e impor a ordem. Agora queremos conquistar a confiança da comunidade, quebrando a barreira do medo”, comemora o delegado Leônidas Augusto Costa Reis, titular da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP).

Durante a reunião, que lotou o salão comunitário, o recado aos moradores foi enfático: “A polícia é a única força de Estado que os senhores devem obedecer”, discursou o comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPat), capitão Reni Onírio Zdruikoski. Ele também convocou a comunidade a se organizar e, a partir da tranquilidade imposta pela presença maciça de policiais nos dias de ocupação, eleger uma associação de moradores isenta politicamente e formada por pessoas de bem que possa lutar pelas causas do bairro. “Queremos que vocês andem com as próprias pernas a partir de agora e que nos ajudem, através da denúncia anônima, a continuar agindo. Toda vez que as pessoas de bem precisarem, estaremos aqui. Temos mais de 100 homens e mulheres na 1ª Companhia da Brigada Militar que, a um contato de rádio, podem voltar a ocupar o bairro se necessário. Não se deixem intimidar por meia dúzia de pessoas que podemos chamar de falcatruas”, argumentou o capitão.

A Brigada Militar colocou à disposição da comunidade um telefone exclusivo para denúncias anônimas: (54) 3451 6407. Também é possível fornecer informações à Polícia Civil pelos telefones 3452 2500 ou 197. Segundo a BM, a ocupação geral teve fim a partir da devolução do bairro aos moradores, mas as intervenções pontuais e o policiamento ostensivo continuarão de forma permanente.

Greice Scotton

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa