BM prende suspeitos de autoria de duplo homicídio em Caxias

Com uma ação que mobilizou inclusive o efetivo que estava de folga, a Brigada Militar prendeu e apreendeu suspeitos de autoria de duplo homicídio ocorrido na manhã de domingo, 07/11, no bairro Monte Carmelo, em Caxias do Sul.

Segundo a Brigada Militar, a morte de um integrante de uma organização criminosa dentro de uma igreja evangélica na noite de sexta-feira, 05/11, deixou em alerta o serviço de inteligência da BM. Na manhã de domingo, 07/11, conforme a polícia, integrantes da organização criminosa deram início à vingança, matando mãe e filho, o qual teria envolvimento no crime.

Diante dos fatos, o comando do 12º BPM reforçou o efetivo na busca pela prisão dos criminosos. Durante a ação, os bairros Monte Carmelo e Montes Claros foram sitiados com policiais militares, resultando na prisão e apreensão dos suspeitos da autoria do crime pela Força Tática. Foram capturados um homem de 23 anos, que estava em liberdade provisória, e um adolescente de 16 anos, que já tinha passagens como adolescente infrator por tráfico.

Após a captura, os policiais seguiram nas buscas pelas armas utilizadas no crime. Por volta das 22h de domingo, equipes da Força Tática adentraram em duas casas, que serviam de esconderijo de drogas e armas da organização criminosa. Dentro dos forros das paredes, policiais localizaram balanças de precisão, máquina de cartão de crédito, celulares, quatro revólveres, 181 munições de diferentes calibres, 37 gramas de cocaína, 80 gramas de maconha, 1,146 gramas de crack e R$ 255.392,30. Um homem e uma mulher responsáveis pelas casas também foram presos.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, após o desfecho da ação, agradeceu aos policiais. “Quando pedi para chamar a 3ª Cia em casa, em um domingo que os senhores estavam com a família, eu já sabia que a resposta seria essa! Sempre me perguntavam por que eu queria voltar para o 12º BPM. É por isso! A nossa tropa é diferente, uma tropa que qualquer comandante gostaria de ter”, afirmou o oficial.

Os crimes

Por volta das 11h de domingo, 07/11, entre as ruas Arlindo Sales e Tupi, no loteamento Monte Carmelo, a Brigada Militar foi acionada para atender o assassinato de mãe e filho. As vítimas foram identificadas como Iran Elias Stumpf, de 19 anos, e  Carina Stumpf, de 41 anos, Após a execução, os atiradores teriam fugido em um Corsa sedan, que foi abandonado e incendiado, de acordo com informações da Brigada Militar. 

Antes, na sexta-feira, 05/11, por volta das 21h30, criminosos armados invadiram um culto em uma igreja evangélica na Rua Emilio Ernesto Schimidt e mataram Anderson Mateus de Castro Gonçalves, de 22 anos, com diversos tiros. De acordo com a BM, diversos fiéis participavam do culto quando quatro criminosos invadiram a igreja. Os assassinos estavam de máscaras. Após a execução, eles fugiram em um carro branco. 

A relação entre a morte de mãe e filho e do homicídio na igreja não estão confirmadas, mas será investigada pela polícia.