Bombeiros ensinam que simples cuidados podem prevenir incêndios

Com a chegada do frio intenso, muitas famílias, especialmente aquelas que possuem uma infraestrutura precária, tentam encontrar formas de se aquecer. No entanto, muitos recursos utilizados para buscar mais conforto e bem-estar no inverno também podem ser perigosos e até fatais quando envolve fogo. Pensando nisso, o SERRANOSSA conversou com soldados do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves e de Garibaldi, Marcio Müller Batista e Ridan Villa, respectivamente, para explicar os cuidados neste período.


 

Em Bento, somente neste ano, 108 ocorrências de incêndio já foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros – somente em junho foram 12. Em relação ao mesmo período do ano passado houve uma queda: até junho de 2020, a corporação já havia atendido 191 incêndios. Já em Garibaldi, foram 87 ocorrências atendidas: 43 em áreas florestais, 19 em lixos, 19 em residências, 2 em indústrias e 4 em veículos. 


 

Aquecedores

1. Sempre  mantenha os aquecedores afastados de móveis e materiais que possam aquecer e pegar fogo e nunca sobre tapetes;
2. Aquecedores elétricos devem ter sua própria tomada de energia;
3. Aquecedores a lenha (lareiras e fogão a lenha, entre outros), devem ter uma proteção de material incombustível para evitar que brasas caiam e causem um incêndio;
4. Aquecedores a líquido inflamável (álcool) devem estar afastados de tapetes, materiais e móveis combustíveis, sendo vedado o contato com crianças.
5. As chaminés de fogão e  lareiras a lenha devem ser limpas a cada 6 meses ou sempre que ficar muito tempo sem uso, pois ocorre o acúmulo de resíduo (picumã), que pela ação do calor do fogo queima e poderá causar incêndio.
6. A manutenção dos equipamentos antes do uso é fundamental, sempre contratando um profissional habilitado;
7. Ar-condicionado exige uma manutenção preventiva e corretiva antes do uso para aquecimento, tanto para evitar incêndio quanto para sua saúde.

Eletricidade

1. Nunca ligue diversos aparelhos em uma mesma tomada;
2. Evite o uso de aquecedores conectados em benjamim ou T, pois esses aparelhos exigem uma capacidade alta de energia, podendo ocorrer uma sobrecarga;
3. Nunca faça consertos sem ser um profissional habilitado;
4. Nunca faça improvisações, conhecidas como “gambiarras”;
5. A sua rede de energia elétrica, sempre que possível, deve passar por uma manutenção preventiva, a qual deve ser realizada por um profissional eletricista habilitado.
6. NUNCA utilize notebooks, aparelhos celulares e qualquer outro tipo de aparelho eletrônico sobre sofás ou camas, prefira superfícies rígidas e incombustíveis que não obstruam a entrada de ar dos aparelhos.

 

Lareiras convencionais e fogão a lenha

– Primordial que estes equipamentos sejam instalados por empresas especializadas, ou técnicos, a fim de evitar o uso de materiais impróprios para o calor, esses profissionais podem auxiliar na limpeza da chaminé que deve ser realizada todo ano, a fim de certificar que não há obstruções.
– Cuidado na proximidade de móveis, tapetes ou qualquer liquido inflamável. Caso for secar a roupa próximo a esse equipamento, é importante ter a supervisão dos moradores da casa. Ao abastecer com lenhas, certificar que nenhuma fagulha tenha caído no chão, se for a noite essa pratica é muito fácil com o desligamento da luz e a observação se há algo incandescente.
– Crianças devem permanecer longe e jamais manusear sem a presença de um adulto. Caso necessário realizar um isolamento da área quente com grades.
– Outro cuidado importante, principalmente nesta época de epidemia pela Covid-19, onde é utilizado o álcool gel nas mãos e nos objetos, é sempre quando for abastecer esses equipamentos se certificar que não está com as mãos ensopadas por álcool que é um líquido inflamável.

Outras fontes de aquecimento

– Lareiras ecológicas são uma ótima alternativa para o aquecimento de ambientes sem a necessidade de instalações de tubulações. Esse equipamento é seguro desde que seja utilizado o líquido especificado no manual e que se siga as orientações do fabricante referente ao abastecimento. O risco é quando há tentativa de montar uma réplica caseira, que não se utiliza de especificações técnicas muito menos de materiais apropriados, esse gera um grande risco de explosão. 
– Nesse mesmo contexto muitas pessoas utilizam latinhas com álcool dentro. Essa prática deve ser abolida, porque além do grande risco de incêndio, se tratarmos de locais totalmente fechados ocorre a queima do oxigênio. 
 

ALERTAS

-NUNCA use carvão para aquecer sua casa: a queima desse material consome o oxigênio do ambiente e libera Gás carbônico, que causa asfixia podendo levar à morte.
– Sempre utilize aquecedores e equipamentos que possuam certificação de órgãos credenciados pelo INMETRO, evite improvisações tanto na parte elétrica quanto o uso de gás (GLP);
– O gás de cozinha deve seguir as instruções do fabricante. O botijão de gás deve ser instalado sempre em local ventilado. 
– Em caso de vazamento, NÃO acenda luz e nenhum aparelho que gere chamas (fósforo e isqueiro), abra as janelas e portas para ventilar o local, procure desligar o gás e acione 193.

O que fazer em caso de incêndio?

– Acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 
– Sair o mais rápido possível daquele local
– Jamais voltar para tentar salvar bens materiais.

Princípio de incêndio

– Acionar os Bombeiros.
– Desligar a energia 
– Tentar extinguir o fogo com extintor apropriado. Desde que não se coloque em risco.
-Utilizar água caso não houver rede elétrica ou líquido inflamável.