Bombeiros: equipe gaúcha participa do Desafio Mundial de Resgate em Curitiba
Conforme anunciado pelo SERRANOSSA ainda no mês de julho, uma equipe de bombeiros do Rio Grande do Sul foi uma das duas representantes do Brasil no Desafio Mundial de Resgate (WRC 2016), que aconteceu nos dias 19 e 23 de outubro, em Curitiba (PR). Embora não tenha conseguido vencer – os primeiros lugares foram conquistados, respectivamente, pelo Reino Unido, Portugal e Catalunia – a equipe pôde compartilhar experiências e aprender novas técnicas.
A seletiva que classificou o grupo aconteceu em São Paulo, em julho, durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma 2016. A equipe, formada por sete integrantes, sendo três da região da Serra (Bento Gonçalves, Veranópolis e Caxias do Sul), participou pela primeira vez da competição e obteve a 2ª colocação, garantindo uma das vagas para representar o país no mundial.
O WRC 2016 é considerado o maior desafio de resgate em ambiente simulado do mundo e pela primeira vez aconteceu na América Latina, reunindo organizações e profissionais que atuam em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar com o objetivo de promover a valorização e a manutenção de procedimentos de emergência e técnicas para lidar com acidentes de trânsito e situações de trauma.
No Desafio foram montados três cenários distintos para a realização de atendimento em três situações simuladas: Manobra Complexa de 30 minutos, quando a equipe realiza uma avaliação e resgate de duas vítimas acidentadas, uma delas tendo seu quadro clínico se agravando durante o atendimento; Manobra Padrão de 20 minutos, quando a equipe realiza o atendimento com ênfase na utilização das ferramentas de mão, pequenas, e não é permitida a utilização de equipamentos hidráulicos de resgate; e Manobra Rápida de 10 minutos, quando a equipe realiza o resgate de uma vítima cujas condições clínicas se deterioram. As manobras foram avaliadas por um conjunto de juízes internacionais com experiência na área de resgate.
A Equipe Gaúcha de Salvamento Veicular é formada pelo major Maurício (coordenação), pelo 1º Sgto. Alex (4º CRB), pelo 1º Sgto.Marchionatti (8º CRB), pelo soldado Carvalho (5º CRB – Bento Gonçalves), pelo soldado Cristian (5º CRB), pelo soldado Deboni (5º CRB), pelo soldado Fiorezano (8º CRB) e soldado Pedro (1º CRB).