Bombeiros realizam estágio em salvamento veicular no Centro de Treinamento de Bento

Um grupo formado por 23 bombeiros e dois policiais rodoviários federais participou, nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, de um Estágio Básico de Salvamento Veicular, realizado no Centro de Treinamentos dos Bombeiros da Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves. Foi a 7ª edição do projeto no Rio Grande do Sul.

O grupo, formado por agentes de Bento, Farroupilha e Veranópolis, foi dividido em quatro equipes. Depois de aulas e provas teóricas, os participantes foram a campo para a parte prática, através de quatro oficinas: análise de risco e dimensionamento da cena; estabilização de veículo tombado ou capotado; técnicas de desencarceramento; e técnicas de extração e atendimento pré-hospitalar.

“Esta é uma região em que os atendimento são sempre complexos em virtude da geografia. É importante para o efetivo ter acesso a esse conhecimento. A participação dos policiais rodoviários, inclusive, facilita o trabalho dos Bombeiros, visto que, quando eles chegam antes no local de um acidente, por exemplo, podem tomar as primeiras medidas, como o isolamento adequado e o atendimento pré-hospitalar, e isso pode ser decisivo para salvar uma vida”, comenta o major Maurício Ferro Corrêa, de Gramado. Ele foi o instrutor do estágio e também comanda a equipe gaúcha de resgate veicular, que se classificou para participar do campeonato mundial, que será realizado em outubro.

“A atuação dos Bombeiros é baseada em performances e, quanto mais treinamento, melhor o atendimento. Estágios desse tipo, sem fatores comuns a ocorrências reais, como trânsito, sofrimento da vítima e riscos do local, permitem a melhor sintetização do conhecimento e a execução de técnicas de resgate”, avalia o major Luiz Carlos Neves, comandante da 1ª Cia. dos Bombeiros Militares de Caxias do Sul, que acompanhou o treinamento. “A existência de um Centro de Treinamento é fundamental. São pouquíssimos os Bombeiros brasileiros que contam com uma estrutura dessas. Além da disseminação de conhecimento, acontece a troca de experiências reais e isso faz diferença”, comenta.

Clique aqui para conferir mais fotos – Crédito: Greice Scotton