Boulos é o mais novo ministro de Lula

Guilherme Boulos tomou posse como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República no governo Lula

Boulos é o mais novo ministro de Lula.
Lula empossa Boulos como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira, 29 de outubro, o termo de posse de Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele substitui Márcio Macêdo, que comandou a pasta desde o início do atual governo, em janeiro de 2023.

Segundo o governo federal, a Secretaria-Geral atua como canal de interlocução do Governo do Brasil com os movimentos sociais, “fortalecendo o diálogo entre o Executivo e a população”.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, ao assumir o cargo, Boulos parabenizou Márcio Macêdo pelo trabalho na reconstrução do processo de participação social e destacou que pretende dar continuidade à missão de dialogar com todos os setores da sociedade.

“O presidente Lula me deu a missão, como ministro da Secretaria-Geral da Presidência, de ajudar nessa reta final do terceiro mandato a colocar o governo na rua, percorrer todos os cantos do país, ouvir as pessoas, conversar olho no olho, ter a humildade de receber críticas e, ao mesmo tempo, apresentar o que o governo tem feito pelo povo brasileiro”, afirmou Boulos.

O novo ministro acrescentou que sua proposta é dialogar com todos, e não apenas com aqueles que “já concordam com a gente”.

Durante a cerimônia, Boulos também solicitou um minuto de silêncio em homenagem às “vítimas” na Operação Contenção, realizada na terça-feira (28) no Rio de Janeiro.

Guilherme Boulos é deputado federal por São Paulo. Ele atuou por quase duas décadas à frente do MTST, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto. Nascido em São Paulo, Boulos formou-se em Filosofia e é mestre em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Além disso, Boulos já disputou a presidência da República em 2018 e concorreu à prefeitura de São Paulo em 2020 e novamente em 2024.

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS