BR-470: casos de embriaguez ao volante e ultrapassagens em lugar proibido lideram estatísticas de janeiro da PRF
Desde junho do ano passado, quando a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi criada em Bento Gonçalves, a fiscalização de trânsito e o combate ao crime são rotina diária no trecho compreendido entre os municípios de Salvador de Sul e André da Rocha, região de atuação dos agentes lotados em Bento Gonçalves e Veranópolis. No trecho da Delegacia de Bento Gonçalves, a fiscalização de embriaguez foi o maior destaque no mês de janeiro: os agentes da PRF flagraram quase um condutor embriagado por dia.
Ao todo, foram 27 condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool e outros 19 que se recusaram a fazer o teste. Conforme a resolução 432/2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), eles também foram autuados em mais de R$ 2.900 e, assim como aqueles que sopraram o aparelho, responderão a processo junto ao Detran que poderá resultar na suspensão do direito de dirigir. Desse total, 6 condutores, além de multados, foram presos em flagrante.
Um caso emblemático foi o de um homem de 25 anos, em Veranópolis, que foi flagrado duas vezes em menos de uma semana dirigindo embriagado e com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada. A primeira vez foi no dia 21 de janeiro, por volta das 13h30, quando foi abordado em um VW Fusca. Já no dia 27, por volta das 23h, ele foi flagrado mais uma vez dirigindo embriagado. Na ocasião, estava conduzindo um VW Golf.
Com relação a outras infrações também consideradas cruciais para a preservação da vida, foram feitas quase 70 autuações de condutores ou passageiros sem usar o cinto de segurança, 9 autuações por transporte de criança sem o devido dispositivo de retenção (cadeirinha ou assento de elevação) e outros 87 condutores flagrados ultrapassando em locais proibidos. O valor da multa para quem ultrapassa em local proibido passa dos R$ 1.400.
Na fiscalização de peso, mais de 33 toneladas de excesso foram verificadas. Já quanto à fiscalização de transporte de produtos perigosos, quase 20 autos de infração foram emitidos.
Acidentes
Em janeiro, 27 ocorrências resultaram em 23 pessoas feridas, 27 ilesas e 5 óbitos – todos registrados no dia 20 de janeiro, quando quatro pessoas morreram em uma colisão na BR-470, em Garibaldi, e um jovem foi vítima de atropelamento, em Veranópolis. No total, foram fiscalizados mais de 2.500 veículos e quase 2.700 pessoas. Mais de 1.000 testes de etilômetro foram realizados durante o mês. Já na fiscalização de velocidade, mais de 500 autuações foram realizadas em todo o trecho.
No combate ao crime, por exemplo, dois veículos com registro de furto/roubo foram recuperados. Mais de 200 eletrônicos foram apreendidos, assim como também cargas de cigarro e medicamentos contrabandeados. Uma pessoa foi presa por uso de documento falso. Outros 2 crimes tributários também foram flagrados pelos agentes.
Números de janeiro
Mais de 2.500 veículos e quase 2.700 pessoas fiscalizados
500 autuações por excesso de velocidade
87 condutores flagrados ultrapassando em locais proibidos
70 condutores ou passageiros autuados por não usarem cinto de segurança
27 condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool
19 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro
6 presos em flagrante por dirigirem sob efeito de álcool
9 autuações por transporte de criança sem cadeirinha ou assento de elevação
Mais de 33 toneladas de excesso verificadas
20 autos de infração por transporte de produtos perigosos
27 acidentes registrados, com 23 pessoas feridas, 27 ilesas e 5 óbitos
Mais de 1.000 testes de etilômetro realizados
2 veículos com registro de furto/roubo foram recuperados
Mais de 200 eletrônicos foram apreendidos, assim como também cargas de cigarro e medicamentos contrabandeados
1 pessoa foi presa por uso de documento falso
2 crimes tributários foram flagrados