BR-470 recebe diversas intervenções e obras para garantir mais segurança aos usuários

Imagine a cena: você está transitando em uma rodovia e, de repente, vários carros enfileirados lado a lado saem de uma estrada vicinal ou do pátio de um posto de gasolina ao mesmo tempo e acessam a pista. Situações desse tipo, comuns para quem transita pela BR-470, especialmente entre Bento e Garibaldi, estão com os dias contados. Uma ação conjunta entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) visa regulamentar o trânsito nesses pontos e minimizar o risco de acidentes que comumente ocorrem. Entre as medidas estão a construção de canteiros que visam regrar a entrada de veículos na pista principal, a adaptação e alongamento de canteiros já existentes e a proibição de transposição em alguns trevos. 

O acesso Norte a Bento Gonçalves, o trevo em frente à sede da PRF, o acesso Norte a Garibaldi e cruzamentos como o do Posto do Avião e das empresas Chandon e Madem estão entre os que sofreram intervenções. “Outros pontos também foram levantados e precisam de intervenção urgente, mas demandam um maior investimento. Outros ainda estão em estudo e, em breve, sofrerão alterações por questões de segurança viária”, adianta o chefe da 6ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (6ª DPRF) de Bento Gonçalves, Lucas Martins.

Somente entre a Pipa Pórtico, em Bento Gonçalves, e o acesso principal a Garibaldi, um trecho de 9,7 quilômetros, há pelo menos 13 pontos de cruzamento de pista, ou seja, uma média de um cruzamento a cada 746 metros. E são esses locais que concentram o maior número de acidentes. A grande quantidade de acessos secundários a bairros, localidades e empresas nos trechos urbanos da rodovia, aliás, é um dos principais motivos para a velocidade máxima permitida variar entre 40km/h e 60km/h. “Essas mudanças nos permitiram alterar a velocidade de alguns pontos de 40km/h para 60km/h, mas ainda não há condições de aumentar nos trechos dentro da cidade. O aumento passa por uma série de fatores. O excesso de cruzamentos na rodovia, bem como trevos com estrutura ultrapassada, construídos quando a realidade de fluxo era outra, não permitem que a velocidade tenha esse aumento significativo”, explica Martins.

CANTEIROS

Construção de canteiros em locais onde havia amplo vão para entrada e saída de veículos – caso do acesso à linha São Miguel, próximo à entrada principal de Garibaldi (foto acima), e em frente ao Posto do Avião e ao Restaurante Del Filippi (foto abaixo) – visa organizar melhor a entrada de carros na pista principal da rodovia.

 

TREVO DA CHANDON/MADEM

No trevo entre a Vinícola Chandon e a Madem, em Garibaldi, não é mais permitido atravessar a rodovia. Entretanto, mesmo com placas indicando a proibição da conversão e faixa dupla contínua, motorista de caminhão foi flagrado pelo SERRANOSSA transpondo o trevo.

 

ACESSO NORTE A GARIBALDI

Outra infração bastante comum é o desrespeito de motoristas que saem de Garibaldi através do acesso Norte (próximo à ponte sobre a via férrea). O DNIT fez um alongamento do canteiro existente no local, mesmo assim muitos motoristas arriscam a manobra, perigosa em função da falta de visibilidade. Um exemplo é o condutor desse Palio Weekend, flagrado pela reportagem.

 

SÃO ROQUE

Motoristas que saem do bairro São Roque em direção à BR-470 não podem mais atravessar diretamente a rodovia, precisam fazer a volta no trevo em frente ao Posto do Hélio.

 

BAIRRO CONCEIÇÃO

Próximo ao bairro Conceição, em frente à Bertolini, alongamento do canteiro evita que motoristas façam o retorno na rodovia.

 

TREVO DA TELASUL

Outra medida importante para melhorar a segurança na BR-470 é a nova rótula no entroncamento com a RSC-453 (trevo da Telasul), em Garibaldi. As obras seguem sendo realizadas, com previsão de conclusão no final deste mês. Os trabalhos começaram em agosto do ano passado, após um longo período de reivindicações por parte da comunidade regional. As obras estão a cargo da empresa Construtora Centro Leste, detentora do contrato de conservação e manutenção. O investimento é de cerca de R$ 6 milhões. O trabalho está na fase de execução das camadas de base e de revestimento asfáltico do lado direito (sentido Bento – Garibaldi). 

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