Brasil Alimenta apresentou inovação e tecnologia

A 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta encerra hoje no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. O evento exerceu com responsabilidade seu papel no desenvolvimento de setores como o vitivinícola, de bebidas em geral e agrícola, durantes suas 10 edições. Inovações foram implantadas no decorrer dessa trajetória, sempre com os olhos voltados às demandas de cada cadeia.

A grande novidade desse ano foi a Techlac, voltada à tecnologia para o setor de laticínios e derivados. Além disso, ocorreram simultaneamente mais três salões tecnológicos: Envase, Multiagro e Vinotech. A Brasil Alimenta contou com a participação de 250 expositores de 12 países e oito estados brasileiros, atraindo mais de 10 mil profissionais e gerando um volume de negócios superior a R$ 50 milhões.

O presidente da feira, Vicente Puerta, disse que o evento é um colaborador do desenvolvimento produtivo. “Quando iniciamos em 1999, o setor dos vinhos queria avançar em qualidade, mas para isso era necessário investir em tecnologia. Temos convicção da nossa contribuição desde o plantio até o engarrafamento”, assegurou.

 

Para a coordenadora Nacional de Fruticultura e Vitivinicultura do Sebrae Nacional, Léa Maria Lagares, esse esforço em aproximar fornecedores e produtores é um grande diferencial de competitividade. “Inovação e tecnologia são primordiais para o desenvolvimento do Brasil”, frisou.

 

A inclusão de mais um salão tecnológico na estrutura do evento é reflexo da percepção dos organizadores em contemplar um setor que vem demonstrando capacidade e vontade de expandir. O diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindilat-RS), Darlan Pagliarin, disse que o Brasil é hoje o quinto maior produtor mundial de lácteos. O Rio Grande do Sul ocupa a segunda colocação no país com um crescimento de 77% desde 2004, sendo responsável por 12% – cerca de R$ 4 bilhões por ano – da produção nacional.

A relação do evento com a cadeia produtiva da uva e do vinho é um marco estabelecido desde a primeira edição. “Para o setor vitivinícola, a Brasil Alimenta tem valor fundamental, pois contribui na aproximação de produtores da alta tecnologia, de acordo com nosso programa de modernização”, destacou o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Paviani.

O presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), José Augusto Rodrigues da Silva, destacou a agenda social da entidade, que instituiu o slogan “Se beber, não dirija”. A associação acaba de lançar o site www.semexcesso.com.br, primeiro portal educativo do setor da América Latina. “Esperamos que esse portal assuma o papel de guia para o consumo moderado de bebidas alcoólicas”, ressaltou.

Já o assessor especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Roberto Nascimento, reafirmou o compromisso do governo federal de investir em tecnologia e inovação e citou a Serra Gaúcha como exemplo para o Brasil Rural. Representando o governador do Estado, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, evidenciou que o evento oportuniza o contato com essa nova realidade tecnológica. O prefeito de Bento Gonçalves, Roberto Lunelli, citou a necessidade de as empresas sociabilizarem a tecnologia. “O poder público tem o dever de incentivar esse avanço, através de políticas públicas”, garantiu.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa