Brasil Alimenta encerra após apresentar inovações

A 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta encerra nesta sexta, dia 13, e nos quatro dias de evento foi palco de grandes lançamentos e inovação. Durante a semana, os enólogos não só marcam presença para conhecer as novidades tecnológicas para o setor vitivinícola, como também aproveitam para degustar cerveja. Uma das novidades dessa edição foi a Technobeer, realizada na quinta, dia 12, com o apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), integrando o Fórum Internacional de Bebidas (FIB). Nesta sexta, dia 13, é dia do seminário Mercado Lácteo, enaltecendo a cadeia dos laticínios e derivados, que estreia no evento. Os quatro salões tecnológicos, Vinotech, Envse Brasil, Techlac e MultiAgro, estão recebendo visitas de milhares de profissionais e gerando muito contatos.

Garrafas ecologicamente corretas

Enfatizando a sustentabilidade, a empresa Verallia aproveita o evento para apresentar sua linha de garrafas, destacando o conceito Ecova. São garrafas ecologicamente corretas, fabricadas com redução da matéria prima, porém com a mesma qualidade e capacidade de envase. Isto significa que a empresa está utilizando menos vidro, mas com o mesmo tamanho, forma e cor. A Verallia utiliza 100% do vidro reciclado que coleta. Esta é a primeira vez que a empresa apresenta toda sua linha de produtos no evento, inclusive garrafas para cerveja e leite, além de embalagens para bebidas Premium, estas fabricadas somente na França.

Trator italiano com equipamentos alemães

Uma das grandes atrações da 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta é o trator Mach4. Desenvolvido na Itália, porém com equipamentos alemães, o trator foi lançado no Brasil em janeiro deste ano. Esta é a primeira vez que é apresentado em uma feira no país. As principais vantagens de seu uso estão baseadas na agilidade e aumento da capacidade de produção, já que foi criado para poda de videiras cultivadas em espaldeira. Uma câmera frontal permite ao operador acompanhar o processo através de um sistema de monitoramento dentro da cabine. O trator oferece todo tipo de solução para a cultura, podendo ser adaptado conforme a necessidade do produto. O custa do trator gira em torno de R$ 325 mil. Seu sistema hidráulico funciona com comando joystick, garantindo maior conforto e habilidade com níveis de vibração inferiores. Capaz de subir montanhas, tendo acesso a lugares mais difíceis, o trator possui poltrona com giro de 180º. 

Protegendo as videiras

A França também está presente na 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta, através de 10 empresas que vieram com o apoio da Associação para o Desenvolvimento de Intercâmbios Internacionais de Produtos e Técnicas Agroalimentícias (Adepta). Entre elas, está a CFCL que aproveita a feira para apresentar uma embalagem de papel para proteção de videiras recém-plantadas. A proteção não impede o crescimento da planta, mantendo a mesma temperatura dentro e fora da embalagem. Mas o grande destaque recai sobre o meio ambiente. Além de não precisar ser removido, o papel se degrada naturalmente sem afetar o solo. 

Taça por taça

Uma das novidades que estão sendo apresentadas na 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta são as tampas Zork, que chegam como uma opção para substituir a cortiça na linha de vinhos intermediários, jovens, fáceis de beber. Esta é sua primeira apresentação do produto no Brasil, feita pela Schölle. Desenvolvida na Austrália, a tampa já vem sendo utilizada em larga escala no Chile e na Califórnia. Sua versatilidade permite brincar com as cores, dando vida ao produto. O inovador sistema abre-fecha é fácil de usar, sem precisar de saca-rolhas, mantendo a qualidade do vinho ou do espumante. A novidade permite apreciar as bebidas taça a taça. 

Em teste nas cervejarias

Fabricado na Alemanha, o KeyKeg, novo conceito em embalagem para líquidos carbonatados, está sendo testado no Brasil por cervejarias. Se ficar comprovado que o mercado tem interesse, a inovação poderá ser fabricada aqui no Brasil, em menos de um ano. O produto está sendo apresentado na 10ª Semana Internacional Brasil Alimenta pela Schölle, para toda América Latina, como um excelente exemplo de opção em logística. Além de melhor performance ambiental, a embalagem também permite inserir a logomarca, personalizando o produto. O KeyKeg oferece maior capacidade de armazenagem e de empilhamento sem retorno, pois é reciclável. Como todo KeyKeg é novo e limpo, não exige investimento em máquina de limpeza. Enquanto um barril de metal dura, em média, 15 dias, o KeyKeg suporta 90 dias. O peso também varia significativamente, de 10 a 12kg o de metal para 1 a 1,5kg o KeyKeg.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa