Brasil conquista medalhas no futebol e no handebol nas surdolimpíadas
Seleção brasileira de Handebol e Futebol feminino conquistaram medalha de bronze no sábado, 14/05
O sábado, dia 14 de maio, começou com festa para o Brasil na 24ª edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão, em livre tradução).
Pela manhã, a seleção brasileira de Handebol feminino conquistou a medalha de bronze, em partida contra a seleção do Quênia. Essa é a primeira medalha da história do Brasil na modalidade em uma competição olímpica.
Artilheira do Brasil na competição, a atleta Fernanda Caporal falou da emoção pela conquista inédita. “Estou muito feliz por poder conquistar essa medalha. Comecei no esporte aos 9 anos e essa vitória representa muito pra mim. Só tenho que agradecer minha família, minha equipe da CBDS, meus amigos, a equipe de handebol de ouvintes da minha cidade e a minha faculdade.”
Torcida especial
Com as arquibancadas do ginásio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) lotadas, as atletas do Brasil dominaram o jogo e venceram a partida por 24 x 15.
Quem também estava lá era o ex-atleta do basquete Sidney Caporal, que viajou 1200 quilômetros de moto, de Ribeirão Preto a Caxias do Sul, para assistir a partida da filha. “Sem dúvidas valeu muito a pena todo esforço. Vivenciar esse momento é histórico”, declarou.
Para ele, que também é pai do atleta Felipe Caporal, do Basquete, disse que é gratificante ver os dois filhos vestindo a camisa da seleção brasileira. “Me sinto realizado vendo meus dois filhos no esporte e o fato deles serem atletas da seleção, isso é incrível.”
Atletismo e Futebol
No fim da tarde, dois brasileiros disputaram provas de Atletismo: Jonas Petry, que ficou em 11° na final do lançamento de disco e Romailson Santana, que ficou em 6° lugar, na final dos 800m rasos. Uma indisposição tirou Jessica Galdino da final dos 5000m.
A seleção de Futebol feminino também conquistou a medalha de bronze, após a desistência da seleção japonesa.
O evento encerra neste domingo, 15/05, com cerimônia fechada no Sesi de Caxias.
Fonte: CBDS