Brasil não está na lista de países considerados hostis pela Rússia

A principal agência de notícias da Rússia, Tass, divulgou nesta segunda-feira, 07/03, um comunicado do governo russo que elenca as nações consideradas hostis por prejudicarem o país. A lista inclui Estados Unidos, Canadá, Ucrânia e Japão. Já o Brasil não consta na relação.

O Presidente Jair Bolsonaro esteve em visita oficial à Rússia no último dia 16/02, onde encontrou o Presidente Vladimir Putin.

Também aparecem como países contrários a Putin Austrália, Albânia, Andorra, Reino Unido, os 27 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Micronésia, Mônaco, Nova Zelândia, Noruega, Coreia do Sul, San Marino, Macedônia do Norte, Singapura, Taiwan, Montenegro e Suíça. Todos impuseram sanções econômicas ao governo russo diante da invasão da Ucrânia pelas tropas lideradas por Putin.  

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

O Brasil não aderiu às sanções, mas, em votações no Conselho de Segurança do ONU e na Assembleia-Geral da ONU, chegou a se posicionar contra a invasão. Para o presidente Jair Bolsonaro, no entanto, o país deve adotar uma posição de neutralidade em relação ao conflito. O chefe do Executivo brasileiro ressaltou, no último dia 27, que é preciso agir de forma a não gerar consequências para o Brasil, frisando a importância do setor agropecuário. “A cada cinco pessoas no mundo, uma é alimentada pelo Brasil. Nossa posição tem que ser de bastante cautela”, justificou.

  • Vinícola Garibaldi

Informações: Agência Tass / Correio do Povo

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também