Brasil segue ONU e não reconhece Hamas como terrorista, diz Lula

Entretanto, Lula afirmou que o país vê as ações do grupo radical islâmico como atos terroristas

Foto: Ricardo Stuckert

O Brasil não reconhece o Hamas como uma organização terrorista, seguindo a visão da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sexta-feira, 27/10. Entretanto, Lula ressaltou que o país vê as ações do grupo radical islâmico como atos terroristas.

“O Brasil só reconhece como organização terrorista aquilo que o Conselho de Segurança da ONU reconhece, e o Hamas não é reconhecido pelo Conselho como organização terrorista, porque ele disputou eleições na Faixa de Gaza e ganhou”, explicou o presidente.

Contudo, Lula reforçou que os atos do Hamas são considerados como terroristas.

“O que nós dissemos é que o ato do Hamas foi terrorista. Dissemos isso em alto e bom som. Que não é possível fazer um ataque, matar inocentes, sequestrar gente, da forma como eles fizeram, sem medir as consequências do que acontece depois, porque, agora, o que nós temos é a insanidade do primeiro-ministro de Israel, querendo acabar com a Faixa de Gaza, esquecendo que lá não tem só soldados do Hamas, mas mulheres e crianças, as grandes vítimas da guerra”, completou.

Lula também reforçou seu compromisso em resgatar os brasileiros que estão na região do conflito no Oriente Médio e que pretende dialogar com todos os lados para atingir esse objetivo.

Você pode gostar também