Brasil terá onda de calor com 40°C a 45°C nos próximos dias

Onda de calor atípica atingirá grande parte do país com marcas extremas e possivelmente recordes em alguns estados

O calorão de domingo, 17/09, no Rio Grande do Sul, com marcas de 37°C e 39°C em Campo Bom e Parobé, respectivamente, serviu de amostra do que o Brasil deve enfrentar nos próximos dias. A partir desta segunda-feira, 18/09, e até a próxima semana, regiões do território nacional podem enfrentar calor extremo com marcas entre 40°C e 45°C, com potencial de risco à vida.

O evento climático vai atingir vários estados. “A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão”, alerta Estael Sias, meteorologista da MetSul.

A análise meteorológica indica que o pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde as marcas devem superar os 40°C na maioria das cidades dos dois estados. No entanto, temperaturas máximas mais extremas podem atingir especialmente a região do Pantanal e proximidades.

“Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43°C a 45°C nesta região do centro do domo de calor”, diz Estael Sias.

O Rio Grande do Sul aparece entre os estados brasileiros menos impactados pelo efeito da bolha de calor sobre o Brasil, nesta semana.

Na Serra Gaúcha, a temperatura máxima prevista para esta segunda-feira é 28°C em Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha, de 29°C nas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi e 31°C em Veranópolis.