Brasileiro ganha sorteio para ir ao espaço com a Blue Origin
O engenheiro de produção Victor Hespanha, de 28 anos, morador de Belo Horizonte, será o primeiro brasileiro civil a entrar em órbita após vencer um sorteio da Crypto Space Agency.

Depois de comprar pela primeira vez um NFT, ativo digital, usando criptomoedas, ele foi sorteado e será um dos seis passageiros da próxima missão da Blue Origin. A empresa divulgou a lista de tripulantes nesta segunda-feira, 09/05.
Ao participar da missão NS-21, ele será o segundo brasileiro a viajar ao espaço – até então, apenas o astronauta profissional Marcos Pontes, que foi à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2006, já tinha feito o mesmo. “Sei de poucos detalhes, mas é uma viagem de 11 minutos, 5 deles na gravidade zero. A gente vai sair da linha da atmosfera e flutuar por 5 minutos em uma cápsula em altíssima velocidade. Pelos vídeos que vi, a “janela” é grande, vai dar para ver muita coisa”, conta o engenheiro.
Ele investiu cerca de R$ 4 mil em NFT. E brinca que conseguiu uma oportunidade que antes achava que seria só “para bilionários”: “É assustador também, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”.
A data da viagem ainda não foi divulgada pela Blue Origin.
Entenda o sorteio
A CSA, que pagou pela passagem, é uma empresa que diz ter a missão de unir a tecnologia da indústria espacial com o mercado de criptomoedas. Em 25 de abril de 2022, ela colocou 5.555 NFTs à disposição do público e disse que um dos donos teria a chance de viajar ao espaço. Em 30 de abril, a empresa fez um sorteio e selecionou o brasileiro, que comprou o item para diversificar seus investimentos. “Eu comprei pensando no potencial de valorização”, disse Hespanha.
Voos tripulados da Blue Origin
A empresa de turismo espacial de Bezos realizou 20 viagens ao espaço, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.
Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.
Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.
A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.