Brasileiro que lutou na 2ª Guerra Mundial completa 103 anos

O 2º tenente do Exército Walfrid de Moraes tinha 23 anos quando foi enviado ao conflito, em 1944

Brasileiro que lutou na 2ª Guerra Mundial completa 103 anos
Foto: Divulgação

O 2º tenente do Exército Walfrid de Moraes completou 103 anos este mês e ganhou uma homenagem militar na porta de casa, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. 

O pracinha Walfrid embarcou para a Itália em novembro de 1944, junto a outros 25 mil homens, para participar do maior conflito armado da história.

“Me sinto feliz e agradeço a Deus, em primeiro lugar, por eu estar vivo. Na época, houve uma pressão, quase uma exigência, para uma tropa brasileira, e autorizaram a Expedicionária. Nós fomos, e lá no front a cobra fumou”, brinca Walfrid.

Em casa, ele ainda guarda medalhas que ganhou durante o combate e até mesmo sua farda. Ele tinha 23 anos quando foi enviado para a guerra e conta que sentiu saudade dos pais, além da dificuldade de se adaptar às terras estrangeiras.

“No começo, eu senti frio e não tinha comida brasileira, era aquela latinha americana. E aí depois começou a chegar comida brasileira, peru, e a gente começou a comer melhor. Eu tive muita saudade da minha família, dos meus pais, das minhas irmãs”, relembra.

Fonte: g1