Brigada Ambiental flagra depósito ilegal de agrotóxicos no interior do RS

Os galões, contendo nematicida-inseticida, estavam jogados no local, sem nenhuma proteção, muitos estavam danificados e colocados diretamente sobre o solo; no momento da inspeção, os PMs sentiram ardência nos olhos e irritação na pele, devido a alta toxicidade do material

Fotos: 3° BABM de Carazinho

Há algumas semanas, a equipe de inteligência do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) realizava coleta de informações e inspeções em locais, a fim de encontrar uma possível Onça-parda, que havia sido morta por caçadores, na região de Passo Fundo.

Ao longo das investigações, os policiais da Agência Local de Inteligência (ALI) do 3° BABM coletaram fotos, vídeos e informações que os levaram até o interior do município de Santo Antônio do Planalto. Durante uma inspeção, constatou-se um depósito ilegal de agrotóxicos, a céu aberto, em uma área de mata nativa.

Os galões, contendo nematicida-inseticida, estavam jogados no local, sem nenhuma proteção, muitos estavam danificados e colocados diretamente sobre o solo. Pelo estado dos frascos, estima-se que o produto estava no local há muitos anos. No momento da inspeção, os PMs sentiram ardência nos olhos e irritação na pele, devido a alta toxicidade do material.

Após o levantamento fotográfico e identificação do empreendimento responsável pelo depósito ilegal, a equipe do 3° BABM de Carazinho autuou e notificou a empresa, com sede em Passo Fundo, para que retirasse os galões de defensivos agrícolas, tipo Counter 150 (nematicida-inseticida), depositados na área.

Nesta sexta-feira, 10/02, a equipe do 3° BABM acompanhará os técnicos da empresa, que farão a retirada dos produtos do local.

Fonte: Comunicação Social do 3° BABM