Brigada e governador lamentam morte de sargento após assalto em aeroporto de Caxias

Fabiano Oliveira tinha 47 anos e mais de duas décadas de atuação da segurança pública; deixa esposa e um filho

Brigada e governador lamentam morte de sargento após assalto em aeroporto de Caxias

A Brigada Militar (BM) e o governador Eduardo Leite (PSDB) lamentaram a morte do 2º sargento da Brigada Militar Fabiano Oliveira, de 47 anos, durante um assalto no aeroporto de Caxias do Sul, na noite de quarta-feira, 19/06. Um dos assaltantes também morreu. O grupo tentava assaltar um carro-forte.

Pelas redes sociais, a BM lamentou a morte do sargento, que tinha mais de 20 anos de atuação na segurança pública. Ele deixa esposa e um filho.

“A Brigada Militar comunica, com profundo pesar, o falecimento do 2º sargento Fabiano Oliveira, ocorrido na noite desta quarta-feira (19/6), após confronto armado com criminosos. O sargento ingressou na BM em 1°/12/1997. Tinha 47 anos e atuava na Força Tática do 12º BPM. Deixa esposa e filho. A BM se solidariza com familiares e amigos, neste momento difícil para a família e para toda a corporação”, publicou a corporação no Instagram.

O sargento foi atingido por um tiro de fuzil no tórax, que atravessou o colete de proteção balística. Em nota, a Brigada Militar informou que ele chegou a ser encaminhado ao hospital, mas não resistiu.  

Leite disse que recebeu a notícia com pesar. “Expresso minha solidariedade à família do sargento Fabiano, aos colegas e irmãos de farda da Brigada Militar, nesse momento de dor. Quando um policial militar tomba, toda a sociedade perde”, escreveu no X.

O governador também afirmou que determinou empenho máximo das forças de segurança do Estado para capturar e buscar a responsabilização de todos os criminosos envolvidos nesse ato covarde. “Seguiremos firmes na luta contra a criminalidade, honrando a memória do sargento Fabiano Oliveira e de todos os heróis que dedicam suas vidas para proteger o nosso povo.”

Gabriel Souza (MDB), vice-governador, também lamentou a morte pelas redes sociais. “Nossos sentimentos aos familiares do sargento Fabiano Oliveira. Não descansaremos enquanto não capturarmos os responsáveis”, publicou.

O crime

De acordo com o Batalhão do Choque da Brigada Militar, um grupo fortemente armado teria tentado roubar o veículo de transporte de valores. O grupo criminoso utilizou fardamento falso e duas caminhonetes com adesivos da Polícia Federal (PF). Os veículos foram vistos por moradores nas proximidades do aeroporto por volta das 19h, e logo em seguida teve início o tiroteio.

Brigada e governador lamentam morte de sargento após assalto em aeroporto de Caxias

Os assaltantes tinham como objetivo roubar um veículo de transporte de valores. O dinheiro teria acabado de chegar no aeroporto em uma aeronave. Trabalhadores do carro-forte foram feitos como reféns, mas as vítimas foram liberadas. O grupo criminoso teria fugido pelo acesso ao aeroporto utilizado para translado de cargas em direção a uma área de mata.