Britador no Vale dos Vinhedos pode ser reativado

Desativado há anos, o britador localizado no Vale dos Vinhedos pode em breve voltar a funcionar. Na próxima quarta-feira, dia 1º de agosto, uma reunião entre a prefeitura e a empresa que detém a concessão para exploração do britador deve definir os rumos da questão. “Há uma grande chance de que o britador volte a operar”, afirma o titular da secretaria municipal de Viação e Obras Públicas, Alex Baretta.

O secretário explica que o município paga pela área um aluguel de cerca de R$ 2 mil mensais, mesmo que o britador não esteja em funcionamento. “Se o espaço não for explorado, não há por que pagar o aluguel”, observa. O objetivo do encontro da próxima semana é verificar se a empresa ainda tem interesse em explorar o britador. Segundo Baretta, uma das exigências que pode ser feita é a de que os custos com aluguel sejam cobertos pela empresa que detém a concessão. 

Demais britadores

Conforme Baretta, o único britador em funcionamento atualmente em Bento é o do distrito de Tuiuty. Há ainda britadores em Faria Lemos e São Pedro, porém esses ainda estão aguardando as licenças ambientais por parte da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O britador do Vale dos Vinhedos, segundo o secretário, já tem as licenças concedidas. “Sem as licenças, as pedras não podem ser detonadas”, esclarece. Com apenas um britador em operação, o restante de brita que o município necessita precisa ser adquirido de terceiros.

 
Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA