Bruce Brownstein palestra em Caxias

A marca como o símbolo da cultura da organização. Este é o segredo de sucesso das maiores empresas do mundo, defendido pelo diretor da Wharton School – Universidade da Pensilvânia, Bruce Brownstein. Para ele, a marca precisa ser autêntica, ela deve cumprir a promessa que sua imagem projeta ao mercado. “Uma boa marca precisa tomar cuidado para não perder a cultura da empresa”, definiu. Brownstein foi o palestrante da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), dessa segunda-feira, dia 2, e abordou o tema “Potencializando marcas”.

Ele comparou uma caneta Montblanc com uma BIC e perguntou: “Por que as pessoas pagam dois mil dólares por uma Montblanc quando podem comprar outra caneta por muito menos?”. Ele respondeu que o símbolo cumpre sua promessa de marca e transmite status ao consumidor.

O professor explicou que entre percepção e realidade existe uma lacuna; se a percepção for maior que a realidade isto representa uma vantagem competitiva, se a percepção for abaixo da realidade significa uma oportunidade. Brownstein usou Caxias do Sul como exemplo para explicar seu conceito de marca. “Para Wharton nada é mais sexy do que uma base industrial sólida, mas se Caxias resolver a lacuna (entre realidade e percepção) ela pode conquistar muito mais”, sugeriu.

Ele salientou que Caxias precisa definir sua marca, caso contrário outros farão. “Alguém está escrevendo sua marca por você”, acrescentou. O professor destacou a internet, especialmente a Wikipédia (site de enciclopédia livre e gratuito), como um canal de divulgação da marca que pode ser explorado.

Brownstein entende que a base industrial sólida da cidade é uma de suas principais e mais valorosas marcas, mas indicou que é preciso fortalecer a economia, investindo em pesquisa e educação com apoio de universidades para promover estudos e inovação na área de negócios.

Ele deu um recado aos empresários caxienses: “Não descansem, não se acomodem, mantenham a cultura da empresa, porque isso pode significar bilhões de reais”.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa