Bruno Dendena deve precisar de transplante

O operador de máquinas Bruno Dendena, de 21 anos, que recentemente foi diagnosticado com leucemia mieloide aguda, deve precisar de transplante de medula. A confirmação virá apenas em dezembro, quando encerra a série de sessões de quimioterapia. “Os médicos já disseram que a tendência é precisar do transplante caso meu estado continue assim”, conta. 

Dendena está internado no Hospital Tacchini desde o último dia 8 de julho e conta com o apoio de amigos que se mobilizaram através das redes sociais em busca de doadores, já que desde o começo do tratamento ele necessita de frequentes transfusões de sangue do tipo A+. 

A doença foi descoberta após o jovem perceber uma série de manchas na pele. Em um primeiro momento, ele desconfiou que pudesse ser um tipo de alergia ao medicamento que estava tomando após ter fraturado o pé em um acidente de trabalho. Entretanto, mesmo com a troca da medicação, os sintomas persistiram. Em julho, uma dor na garganta fez com que ele procurasse atendimento médico e a doença foi diagnosticada através de exames de sangue. Desde então, ele já foi submetido a três baterias de quimioterapia e realizará mais duas até dezembro. Durante estes três meses, Dendena permaneceu a maior parte do tempo internado, tendo alta por apenas curtos períodos de tempo. Ele conta que perdeu 25kg desde o início do tratamento. 

Como ajudar

Interessados em doar sangue devem dirigir-se até o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, que funciona na rua Ernesto Alves, 2260, próximo ao Postão 24 horas. O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 12h. Podem doar, pessoas com idade entre 16 e 68 anos, sendo que adolescentes menores de 18 precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os doadores devem ter boa saúde e respeitar os critérios-padrão de doação. A secretaria municipal da Saúde oferece transporte gratuito nas segundas e quartas-feiras, com saída às 13h30 para até quatro pessoas e às sextas e sábados, com saída às 7h e até 15 vagas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3452 1868 ou 3454 5692.

Leucemia mieloide aguda

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um câncer que começa dentro da medula óssea, tecido mole que fica no interior dos ossos e auxiliar na formação das células sanguíneas. O câncer se desenvolve nas células mieloides e avança rapidamente, atingindo pessoas de todas as idades. Pacientes com esse tipo de câncer têm células anormais dentro da medula óssea, que crescem muito rapidamente e substituem as células sanguíneas saudáveis. A doença agrava-se em um curto intervalo de tempo já que a medula óssea, que ajuda o corpo a combater infecções, para de funcionar corretamente. As pessoas com LMA tornam-se mais propensas a infecções e têm maior risco de hemorragia à medida que o número de células saudáveis diminui.

Fonte: www.minhavida.com.br e Instituto Nacional do Câncer (Inca)

Reportagem: Carina Furlanetto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.