• Vinícola Garibaldi

Bugio-ruivo é resgatado pela Brigada Ambiental na Serra Gaúcha

  • Vinícola Garibaldi

O animal foi encontrado atropelado na Rota do Sol e levado para atendimento veterinário

Foto: 3º BABM

Nesta quinta-feira, 29/02, os policiais militares do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) resgataram um Bugio-ruivo (Alouatta guariba clamitans), no município de Caxias do Sul. Um morador avistou o primata atropelado na Rota do Sol (RSC-453), em Ana Rech, e acionou a equipe do 3º BABM.

Os policiais militares resgataram o animal e o encaminharam ao Zoológico da Universidade de Caxias do Sul (Zoo UCS), órgão especializado para atendimento veterinário.

O Bugio-ruivo tem como habitat natural a Mata Atlântica, floresta ombrófila densa e mista. Emitem vocalizações que podem alcançar longas distâncias como mecanismo de manutenção do espaçamento entre os grupos e organização do grupo. Possuem uma dieta rica em folhas e flores. Utilizam cauda preênsil para locomoção na copa das árvores e raramente são vistos no solo.

Esses animais são bem adaptados a ambientes antropizados, sendo o crescimento urbano uma ameaça à espécie em decorrência de atropelamentos, eletrocussões e ataque de cães.

Fonte: Comunicação Social do 3º BABM