Buraco impede coleta de lixo no Municipal

Durante quase um mês, um buraco que ocupava quase toda a largura de uma das principais ruas do bairro Municipal, a BalduínoAlegretti, causou transtornos para moradores e pessoas que trafegavam pelo local. 

A única alternativa encontrada pelos motoristas para percorrer o restante do trecho era subir com o veículo na calçada. A abertura também inviabilizou a coleta de lixo, já que os caminhões não tinham condições de atravessar a pista. Com isso, o forte odor de esgoto oriundo da canalização não finalizada tornou-se ainda pior, misturado com centenas de insetos e com o cheiro de lixo acumulado por vários dias. Depois de o SERRANOSSA entrar em contato com a secretaria municipal de Viação e Obras Públicas, o problema começou a ser solucionado.

O buraco foi aberto pela prefeitura ainda no mês de julho. Após receber denúncias de moradores, o SERRANOSSA entrou em contato com a pasta responsável na última sexta-feira, dia 10, buscando explicações.  Ouviu do responsável que o fechamento da vala seria realizado em breve.

A equipe do SERRANOSSA esteve no local durante todos os dias desta semana para verificar eventuais progressos na solução do problema. Na terça-feira, dia 14, encontrou as máquinas trabalhando, a exemplo de quarta-feira, dia 15. No último dia antes de o jornal ser enviado para a gráfica, quinta-feira, dia 16, o buraco estava em fase final de fechamento. De acordo com as justificativas dadas pela secretaria, a demora se deu em função de que não havia canos de concreto com a bitola correta disponíveis para completar o serviço. 

Durante cerca de um mês, período em que o buraco ficou aberto, as pessoas que residem no bairro conviveram com os transtornos e perigos que a obra inacabada causava. A moradora de uma das casas que fica em frente à vala temia desmoronamento em caso de chuva. “A cada dia que passava, o buraco ficava maior e as pedras do calçamento estavam desmoronando dentro dele”, comenta. Outro incômodo, segundo ela, era a grande quantidade de moscas atraídas pelo mau cheiro.

Problemas também no Santa Helena

Na região do bairro Santa Helena, outros buracos vêm causando dor de cabeça aos moradores. São diversas valas abertas pela Corsan próximo ao meio-fio, que atrapalham a entrada nas residências. Segundo relatos dos moradores, o transtorno se estende há cerca de um mês. A principal reclamação da comunidade é a poeira. “Não se consegue estender roupa fora de casa, nem abrir portas e janelas”, protesta um deles.

De acordo com o chefe da Unidade de Saneamento Bento Gonçalves da Corsan, Claudio Ferreto, nesta região há obras de dois tipos: esgotamento sanitário e substituição de redes antigas de água. Ele explica que muitos dos buracos normalmente são fechados no mesmo dia. Entretanto, há casos nos quais é necessário realizar detonação das rochas. “O tempo para fechar o buraco dependerá da quantidade de rochas encontradas”, esclarece.  A estimativa é de que as obras na rede de abastecimento se estendam até meados da próxima semana. Já no caso das obras de esgotamento, a previsão é de que a conclusão só seja feita em um prazo de três meses.

 
Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA