Butantan anuncia nova vacina 100% brasileira

O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira, 26/03, a criação de uma vacina 100% brasileira, a Butanvac. Se autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os estudos clínicos em voluntários devem inicar ainda em abril. Conforme o Butantan, o cronograma inclui o início da fabricação em maio, com 40 milhões de doses previstas para estarem disponível em julho.

Conforme o diretor do Instituto, Dimas Covas, a tecnologia da Butanvac é a mesma da vacina da gripe e já protege a pessoa contra a nova variante brasileira, a chamada P1. Além disso, Covas promete que a nova vacina é ainda mais eficaz que aquelas já disponíveis no mundo. 

A Butanvac começou a ser produzida há um ano, em março de 2020, exclusivamente com matéria-prima e tecnologia brasileira. Na fase pré-clínica, o imunizante foi enviado para outros países e demonstrou eficácia em testes feitos com animais na Índia. 

Agora, se liberado pela Anvisa, os testes das fases 1 e 2, que avaliarão a segurança e capacidade de produção de uma resposta imune, englobarão 1.800 voluntários. Na sequência, na fase 3, até 9 mil pessoas deverão receber a vacina brasileira. Além do Brasil, a Butanvac também passará pela primeira fase de testes no Vietnã e na Tailândia.