• Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Cabelos de tirar o chapéu

  • Vinícola Garibaldi

Muito se fala em cuidados com a pele durante o verão, principalmente porque as exposições indevidas, além do risco de doenças, causam queimaduras que resultam em fortes ardências. Apesar de não doer como a pele, o cabelo também precisa de cuidados, como filtros solares específicos, máscaras e hidratantes, pois, quando danificado, compromete o visual e em alguns casos a recuperação é difícil e só resta apelar para a temida tesoura. Para quem considera as madeixas como uma moldura do rosto que deve estar sempre bem cuidada, o mercado oferece muitas opções para a estética capilar. Tudo para exibir cabelos saudáveis e bonitos, com ou sem chapéu.

A diretora da Escola e Centro Estético Elegance, de Caxias do Sul, Janete Aparecida da Silva, que é professora do curso de cabeleireiro recomenda, antes da exposição ao sol, o uso de um creme com filtro solar e, após, uma máscara de hidratação intensa. “Além de hidratar os cabelos antes e depois da praia ou da piscina, é importante não deixar os cabelos secarem com cloro ou sal, dar uma passadinha no chuveiro e aplicar um creme, rapidamente, ajuda muito”, diz a professora. A especialista diz que a hidratação dos fios é indispensável durante o veraneio. Ela recomenda que as pessoas adquiram o hábito de levar um pequeno pote de creme capilar à beira mar, ou piscina, como fazem com o filtro solar para a pele.     

Janete não indica o uso de óleo puro ao sol, pois a ação do calor com o óleo pode prejudicar o cabelo, causando ressecamento ainda maior. Mas, podem e devem ser usados produtos à base de óleo, principalmente de argan, o queridinho da estação, tais como xampus e cremes.

O óleo de argan vem sendo bastante usado nos salões de belezas atualmente e já ganhou o apelido de “botox capilar”, pelo efeito estético. Rico em ácidos graxos essenciais e vitaminas A, D e E, tem ação reparadora e antioxidante, minimizando os danos causados pela exposição ao sol, vento, poluição, secador ou química.

A dermatologista Rafaela Bergamann Correia, de Caxias do Sul, também recomenda o uso de hidrantes à base de óleo de argan e a substituição do condicionador pela máscara para potencializar os resultados. Outra indicação da médica é para o uso de leave-in, conhecido como creme sem enxágue, com derivados de silicones, hidratantes e proteção solar específica.  O bom é que esses cremes deixam o cabelo natural, sem aparência oleosa. “É importante repassar várias vezes para continuar protegendo os fios”, diz a especialista.

A médica indica fazer hidratações nos salões de beleza, onde é possível realizar tratamentos profissionais como selamentos e cauterizações específicas. “Em alguns casos, também se recomenda usar vitaminas, com controle médico, para a saúde e beleza dos fios”, explica Rafaela.

Os cabelos loiros, principalmente os descoloridos, são mais sensíveis, pois têm pouca melanina e por isso precisam de mais cuidado. Sem contar que o contato com o cloro pode dar um efeito esverdeado às madeixas. Por isso, além de cremes, é preciso usar xampus específicos para cabelos claros, bem como os de cor violeta que tiram o amarelado e deixam o tom mais bonito.


Alexandra Duarte

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também