• Tacchini Sistema de Saúde
  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Cachorrinha visita tutor internado no Hospital Tacchini de Carlos Barbosa

  • Vinícola Garibaldi

Internado desde o dia 1º de junho para tratar de pneumonia e embolia pulmonar, o paciente apresentou mudanças bastante positivas em seu quadro anímico desde o visita do animal

Cachorrinha visita tutor internado no Hospital Tacchini de Carlos Barbosa
Foto: Divulgação

O estacionamento da emergência do Hospital Tacchini Carlos Barbosa foi cenário de um encontro que emocionou a todos os envolvidos. Na última sexta-feira, 14/06, a cadelinha Mana visitou seu tutor, Idalino José Tomasini, de 79 anos. Internado desde o dia 1º de junho para tratar de pneumonia e embolia pulmonar, o paciente apresentou mudanças bastante positivas em seu quadro anímico desde o visita, considerado um sucesso pela equipe multiprofissional da instituição barbosense.

Durante o encontro, Idalino e Mana puderam matar a saudade e renovar os laços entre o tutor e a cachorrinha, que esteve presente nos momentos mais importantes da família na última década. Devido ao estado delicado do sistema respiratório do paciente, que precisa fazer uso de cilindro de oxigênio a cada vez que deixa seu leito, a interação durou cerca de 15 minutos. 

“Ele sempre se emociona ao falar de Mana para nossa equipe multiprofissional e depois da visita demonstrou uma melhora anímica clara. Ele se mostrou mais animado e contente no dia a dia, encarando a internação com uma nova perspectiva. Ter a certeza de que a Mana também estava sendo bem cuidada parece ter trazido um alívio”, descreve a Dra. Julia Bragagnolo, uma das idealizadoras do encontro.

Como funciona o programa

No Hospital Tacchini Carlos Barbosa, todo paciente ou acompanhante que quiser receber a visita de seu pet deve manifestar o desejo junto à equipe assistencial e cumprir todos os pré-requisitos. O pet deve ser de pequeno porte, ter carteira de vacinação atualizada, laudo veterinário constatando sua saúde e comprovante de banho em pet shop nas 24 horas anteriores à data da visita.

Coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a visita passa pela avaliação de cada caso. Entre os pacientes elegíveis para participar do programa estão aqueles com mais de 30 dias de internação e sem previsão de alta, pacientes em cuidados paliativos e casos em que a equipe multidisciplinar identifique benefício à saúde do paciente a partir da visita. 

Em 2024, Mana foi a primeira pet a visitar o Hospital Tacchini Carlos Barbosa. 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também