Cães farejadores têm trabalho importante na busca por desaparecidos em Bento

No momento, segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, são 10 desaparecidos pelo interior da cidade

Cães farejadores têm trabalho importante na busca por desaparecidos em Bento
Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Os cães farejadores que estão atuando nas buscas por desaparecidos em deslizamentos de terra no interior de Bento Gonçalves prestam um serviço essencial neste momento de calamidade pública.

Os animais e seus condutores – binômios – têm percorrido as áreas onde ocorreram grandes deslizamentos, onde casas inteiras foram soterradas. No momento, segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, são 10 desaparecidos pelo interior da cidade. Foram os cães farejadores que ajudaram a encontrar vítimas fatais, que na segunda-feira, 05/06, chegaram ao total oficial de sete.

Além das equipes gaúchas do Corpo de Bombeiros, militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, por exemplo, têm atuado na operação de resgate das vítimas das fortes chuvas que atingiram Bento e demais municípios gaúchos. No dia 02 de maio, 28 bombeiros militares foram enviados ao RS para atuar nas ações de busca, salvamento e ajuda humanitária.

Além dos quase trinta bombeiros militares, o CBMMG envia também um avião (Arcanjo 11) e um helicóptero (Arcanjo 6), três viaturas de Auto Salvamento Médio, um caminhão com todo o aparato logístico e três binômios (cão e condutor) para ajudar nas buscas por desaparecidos.

Os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo também enviaram equipes para o Rio Grande do Sul.