Cães serão usados em buscas e salvamentos

O Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves deverá ganhar novos e importantes reforços até março de 2016: três cachorros. Os animais auxiliarão nos trabalhos de busca e salvamento de pessoas em estruturas colapsadas e perdidas no mato e na localização de cadáveres. A implantação do canil em Bento Gonçalves será pioneira na Serra Gaúcha e já conta com três adestradores formados na 2ª edição do Curso de Formação de Adestradores de Cães de Busca e Salvamento (CACBS), promovido pela Escola de Bombeiros (EsBo).

Os animais que trabalharão nestas atividades serão adquiridos pela corporação e deverão ser da raça labrador, por serem mais dóceis, gostarem de pessoas e de água. Estão em fase inicial os trabalhos de construção do canil, que ficará junto ao Centro de Treinamentos para Bombeiros da Serra Gaúcha (CTBSG), o qual está sendo erguido no bairro Salgado. A equipe de adestradores é formada pelos soldados Derli da Cruz Rios, de Caxias do Sul, Thiago Hiuri Jardim Brasil, de Alegrete, e Marcos Aparecido da Luz, de Boqueirão do Leão. O servidores são concursados da Brigada Militar e, futuramente, poderão atuar em atividades de bombeiros, após passarem por qualificação.

Treinamento e confiança

De acordo com os soldados, o treinamento de um cão para as atividades de busca e salvamento leva em torno de um ano. Os ensinamentos iniciam com o adestramento básico e, em seguida, partem para atividades com um brinquedo, que passa a ser o norteador. Posteriormente, é inserida a presença de pessoas, momento em que eles procuram o brinquedo que estará com ela, e, assim, são treinados para a busca e salvamento.

Uma das últimas partes do adestramento diz respeito à busca de vítimas fatais, cadáveres. O animal vai à procura do brinquedo, sua recompensa, e, consequentemente, da pessoa. Quando encontrá-la, ele deve ficar latindo e aguardando a chegada do adestrador. Após a etapa de treinamento, tanto o animal com o instrutor serão avaliados pela EsBo, e receberão a certificação. O ideal é que o trabalho seja sempre realizado pela dupla, instrutor e animal, para existir a confiança mútua.

Capacitação

O curso de preparação dos adestradores foi realizado na cidade de Montenegro, entre os dias 9 de setembro e 23 de outubro e contou com 25 alunos. A capacitação foi ministrada pelo Grupo de Busca e Salvamento (GBS), de Porto Alegre.

Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, que incluíram conhecimentos em veterinária básica, histórico e legislação, montagem e estrutura de canil, atendimento pré-hospitalar, psicologia canina e ações de manejo com cães, técnicas de adestramento básico, emprego de cães de busca e salvamento, orientação e sobrevivência, busca com cães em ambientes rurais e também em estruturas colapsadas.

A previsão é de que pelo menos outras cinco cidades do Rio Grande do Sul também devam contar, no próximo ano com o reforço do canil nos quartéis do Corpo de Bombeiros. São elas: Santa Maria, Santa Cruz, Palmeira das Missões e Rio Grande.

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.