Calor atípico pode antecipar safra da uva

O fim antecipado do inverno tem trazido preocupação para os produtores de uva de Bento Gonçalves. O calor fora de época registrado desde o início de agosto não chega a comprometer ou ter influência decisiva na colheita, mas já preocupa, pois ocasionou a brotação precoce das videiras. Com isso, cresce o temor de que uma nova onda de frio – algo considerado normal até o final de setembro – possa provocar geada, o que traria grande risco de perdas, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade das frutas. “O clima está anormal, o que deixa os produtores apreensivos e acaba mudando até mesmo a logística para a colheita da safra, já que há expectativa de que seja antecipada em, pelo menos, 15 dias”, detalha o engenheiro agrônomo da Emater de Bento Gonçalves, Gilberto Luiz Salvador.

A brotação das videiras deveria começar apenas em setembro, mas neste ano começou a ocorrer no início de agosto. “Muitos produtores estavam tentando retardar o máximo, mas não terão mais como adiar a poda”, alerta. Apesar do temor, Salvador diz que mesmo que as temperaturas despenquem até a casa dos 7°C ou 8°C, não haverá perdas. “O problema é se ocorrer geada, aí teremos grandes prejuízos certamente”, enfatiza.

Segundo dados da Estação Agroclimática da Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves, a temperatura média registrada entre os dias 1º e 21 de agosto deste ano é de 18,5°C, quase 5°C acima do padrão para o período. A normal climatológica, que leva em conta índices registrados entre 1961 e 1990 em Bento Gonçalves, aponta que agosto tem temperaturas médias de 13,6°C. Se os índices se mantiverem assim até o dia 31, 2012 terá o mês de agosto mais quente dos últimos 11 anos, pelo menos.

Previsão

Uma boa notícia para amenizar a apreensão dos produtores de uva. Segundo a meteorologista Aline TochioAngelo, do Climatempo, não há mais previsão de frio intenso para este ano em Bento Gonçalves, tampouco de geada.

Onda de frio

Depois de temperaturas atingirem a marca dos 26,8° no último dia 17, em Bento Gonçalves, há previsão de uma redução significativa das temperaturas já a partir do próximo final de semana.

Segundo o site do Climatempo (www.climatempo.com.br),as mínimas previstas são 11°C no sábado e de 10°C no domingo. As temperaturas amenas devem se manter ao longo de toda a próxima semana, atingindo, no máximo, 23°C até quarta-feira, dia 29. No site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão também é semelhante: as temperaturas entram em declínio a partir desta sexta-feira, chegando a atingir mínima de 10°C no sábado. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.inmet.gov.br.

Reportagem: Greice Scotton

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA