Câmara dos Deputados instala Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448 na quarta-feira

Por iniciativa do deputado federal Lucas Redecker, a Câmara dos Deputados instala nesta quarta-feira (05), a Frente Parlamentar em Defesa da Extensão da BR-448, às 12h30min no Salão Nobre (prédio principal da Câmara dos Deputados). Na mesma solenidade serão lançadas também as Frentes Parlamentares Mistas pela Conclusão da BR 470 e BR 285, de iniciativa do deputado federal Ronaldo Santini. 

Redecker explica que a frente parlamentar é necessária para manter a mobilização dentro do Parlamento quanto a necessidade da obra. A meta, explica o deputado, é concluir o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) – etapa necessária para a realização das obras – para daí pedir a inclusão dos recursos para a obra no orçamento da União. 

Há poucos dias Redecker recebeu a confirmação do superintendente do DNIT, Delmar Pellegrini Filho, que estão disponibilizados os recursos necessários para a realização do EVTEA da extensão da BR-448, em 18,7 quilômetros. O diretor garantiu que a intenção do DNIT é que o EVTEA esteja concluído até o fim do ano. 

No ano passado, uma emenda de bancada disponibilizou R$ 10 milhões dos R$ 29 milhões necessários para os estudos. Redecker já realizou diversas audiências com os ministros dos Transportes (governo Temer) e da Infraestrutura (governo Bolsonaro) e há poucos dias esteve com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que manifestou-se solidário ao pleito e prometeu ao parlamentar o apoio necessário para tirar o estudo do papel. 

Atualmente, cerca de 140 mil veículos trafegam por dia na BR 116, na região da Sharlau, em São Leopoldo. “Se a extensão da BR 448 estivesse pronta, seriam 40 mil veículos a menos circulando justamente nesse que é um dos pontos mais congestionados da rodovia diariamente”, argumenta o deputado. 

Saiba mais sobre a extensão da BR-448
O lote 2, como é chamado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), pretende ampliar a rodovia em 18,7 quilômetros a partir do quilômetro 6, em Esteio, até a RS-240, em Portão, no Vale do Sinos. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está aos cuidados do Dnit e do Consórcio Magna-Enecon, com custo estimado de R$ 1 milhão. O levantamento técnico também contempla o Lote 3 de expansão da Rodovia do Parque, que vai da RS-240, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo. A estimativa é de que a obra custe R$ 1 bilhão.