Câmara mobilizada para construção do presídio

A possibilidade de que Bento Gonçalves perca a verba para construção do presídio na Linha Palmeiro, distrito de São Pedro, noticiada na última semana pelo SERRANOSSA, repercutiu também na Câmara de Vereadores. Preocupados com a situação, os membros do Legislativo autorizaram nesta semana a criação de uma Frente Parlamentar para fiscalização das obras do Estado no município. Além do presídio, a Câmara também irá monitorar demais obras estaduais na região, como é o caso de duplicações e recapeamentos nas rodovias.

Na última sessão, além de Gilmar Pessutto (PSDB), que tradicionalmente ocupa a tribuna para cobrar que o presídio saia do papel, também manifestaram-se sobre a questão o presidente Valdecir Rubbo (PDT), que propôs a criação da Frente Parlamentar, e Vanderlei Santos (PP). No mês passado, Pessutto chegou a solicitar a vinda à Câmara de representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).Como até agora não houve confirmação da data, foi ventilada a hipótese de que os vereadores se desloquem até Porto Alegre para tentar agilizar o encontro. Os nomes dos vereadores que farão parte da Frente Parlamentar ainda não foram definidos.

Saiba mais

A possibilidade da perda de verba foi cogitada na última semana, durante um Seminário da Brigada Militar que contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels. Ele afirmou que a verba poderá ser destinada a outras obras do Estado. A explicação se dá na demora em ter começado a obra. O atraso começou já na definição do local, que desagradou moradores do distrito de São Pedro, gerando inúmeros protestos. Outro problema foi a desistência da empresa ganhadora da licitação e a desclassificação da segunda colocada, o que obrigou o Estado a realizar abertura de um novo processo. Adequações no projeto original foram realizadas e apresentadas, em outubro, durante a visita de uma comitiva técnica do governo do Estado e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Na época, o superintendente Gérson Treiesleben anunciou que a licitação para a construção seria realizada no primeiro semestre de 2012. Mas, devido às incertezas quanto à disponibilidade da verba, não há confirmação se deverá acontecer.

Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa