Câmeras serão utilizadas para monitorar o trânsito
Tema de reportagem do SERRANOSSA no último dia 4, os reparos das câmeras de videomonitoramento utilizadas pela Brigada Militar começaram a ser realizados, após a responsabilidade pelos equipamentos ser transferida para a secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SMURB), há cerca de 20 dias. Segundo o secretário Mauro Moro, das 28 filmadoras que monitoram diversos pontos da cidade, apenas 17 estão em pleno funcionamento. Desde o começo do mês, três foram consertadas.
De acordo com Moro, os ajustes estão sob responsabilidade da empresa CLICCFTV, de Bento Gonçalves, que já realizou os reparos necessários na fibra óptica, a qual possui 220 quilômetros de extensão. “Agora, eles irão testar as câmeras e nos passar um orçamento e o que é necessário para que todas estejam em funcionamento”, explica o secretário.
Maro ressalta que não é possível precisar quando todas serão recuperadas, pois tudo dependerá das condições climáticas, uma vez que alguns equipamentos precisam ser retirados de onde estão instaladas para que o problema seja averiguado. As câmeras apresentam falha na captura das imagens, dificuldade de movimentação, foco desregulado, entre outros danos.
Espelhamento
Após ficar responsável pelos equipamentos, o secretário solicitou que seja realizado o espelhamento das câmeras de videomonitoramento para controle de trânsito na cidade. O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores, na sessão do último dia 14. “As imagens não serão utilizadas para multar, mas para controlar o trânsito, o fluxo de veículos, verificar vandalismo em semáforos e embasar medidas e ações de engenharia de tráfego”, detalha. A secretaria apenas receberá as imagens e não terá como operar os equipamentos, que permanecerão sob controle da Brigada Militar.
Uma sala de monitoramento está sendo montada na secretaria e a previsão é que até novembro esteja em operação. O acompanhamento das imagens será realizado por engenheiro elétrico, eletricista, arquiteta de engenharia de tráfego e/ou por agentes municipais de trânsito. “Queremos aperfeiçoar o serviço na área de segurança, para atuar na causa e na prevenção dos problemas e minimizar essas situações”, destaca Moro. A proposta é mais uma ação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.