Campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima semana

A vacinação contra a gripe estará disponível em todos os postos de saúde a partir da próxima segunda-feira, dia 23. A imunização tem como público-alvo as pessoas que têm mais chances de desenvolver quadros graves de gripe Influenza: crianças, idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas, além de grupos específicos por sua condições (como trabalhadores da saúde, professores, indígenas aldeados e pessoas privadas de liberdade). 

Bento Gonçalves deve receber 29.500 doses da vacina, que serão entregues em oito etapas. Neste primeiro momento, foram entregues ao município 11.500 doses, já distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde. Com o slogan, “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários até o dia 1º de junho, sendo o sábado 12 de maio o Dia D da campanha, quando os postos estarão extraordinariamente abertos e a Unidade Móvel de Saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à prefeitura.

Idosos, crianças, gestantes e puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, porque, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios. As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas. 

Garibaldi

Em Garibaldi, a imunização será disponibilizada nos postos de saúde Central e dos bairros São Francisco, Chácaras e Santa Terezinha. No dia 12 de maio, equipes volantes percorrerão os postos do interior do município. Garibaldi conta com mais de 8,3 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários.

Situação no RS

Mesmo antes do início do inverno, o Rio Grande do Sul já apresentou alguns casos confirmados de hospitalizações por gripe Influenza. Até o último informativo epidemiológico (com dados até 9 de abril) já haviam sido registrados sete casos no estado. Desses, quatro foram do tipo A (H3N2), outros dois do tipo B e um do tipo A (H1N1). Não houve, até o momento, casos de óbitos por gripe. Os registros estão abaixo dos registrados em 2017, quando no mesmo período já haviam sido confirmados 15 casos no total e um óbito. 

Prevenção e tratamento

A vacina é segura, sendo produzida por vírus mortos e fragmentados, ou seja, não há o risco de causar gripe nas pessoas. Ela protege contra três tipos de gripe Influenza – A (H1N1), A (H3N2) e B – e precisa ser renovada a cada ano, ou seja, mesmo quem se vacinou ano passado deve retornar às Unidades Básicas de Saúde para receber a nova vacina.

Ao lado da vacinação, o tratamento e a prevenção são os eixos que compõem o tripé do enfrentamento à Influenza. A chamada etiqueta da gripe é uma medida simples, porém importante, para evitar a disseminação da doença. Entre os cuidados que se destacam, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Também ressalta-se a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool em gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.

Para o tratamento em tempo oportuno, a recomendação é de que ao sinal de febre, dor de garganta e dor de cabeça, nas articulações, ou muscular, a pessoa procure atendimento médico. O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.