Campanha de Vacinação prorrogada até dia 1º

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe até o dia 1º de junho. A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bento Gonçalves, de segunda a sexta-feira. Até a última quarta, dia 23, 10.307 pessoas haviam sido imunizadas. A previsão inicial era de que a campanha encerrasse nesta sexta, dia 25, mas foi prorrogada por mais uma semana já que no país apenas 65% da meta foi atingida.

Em Bento, a meta é vacinar 80% da população com 60 anos ou mais, equivalente a 10.774 idosos. A vacina também foi oferecida gratuitamente para crianças de seis meses a menores de dois anos, aos trabalhadores de saúde e às gestantes em qualquer fase da gravidez. Pessoas que são hipersensíveis ao ovo de galinha e seus derivados não devem receber a vacina antigripal.

Os idosos precisam ser vacinados, pois são acometidos pelas formas mais graves de gripe e suas complicações, como a pneumonia. Cerca de 90% das mortes causadas pela gripe são de pessoas idosas. A proteção da vacina inicia-se em torno de duas semanas após sua aplicação e tem efeito até os quatro meses seguintes. Após esse período, ocorre uma queda da proteção, o que pode variar de pessoa para pessoa. Além do mais, o vírus da gripe sofre alterações de um ano para outro, o que faz com a fórmula da vacina precise ser reformulada a cada temporada e que a imunização seja reforçada anualmente.


Vacinas aplicadas em Bento

Crianças: 1.056
Trabalhadores da Saúde: 1.359
Gestantes: 488
Idosos: 7.404
Total: 10.307 pessoas
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves

Serviço

O quê: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Quando: até 1º de junho (prazo prorrogado)
Quem: Pessoas com 60 anos de idade ou mais; gestantes em qualquer idade gestacional; crianças de seis meses a menores de dois anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação) e profissionais de saúde*
Onde: todas as Unidades de Saúde dos bairros
*As pessoas que não se enquadram nestes grupos, deverão procurar as vacina nas clínicas privadas

Saiba mais

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares por todo o corpo, prostração, corrimento nasal, tosse e dores de garganta. Os sintomas da gripe podem aparecer no período de um a quatro dias. O vírus da gripe é transmitido de uma pessoa doente para outra através da tosse ou espirros, ou também pelo contato com mãos contaminadas.

É necessário entender que existem outras doenças respiratórias que apresentam sintomas muito semelhantes aos da gripe e que podem ser confundidos com a doença. É o caso da rinite alérgica e do resfriado comum. A rinite alérgica caracteriza-se por espirros, congestão e corrimento nasal e não costuma ser acompanhada de febre. No resfriado comum, a pessoa pode apresentar obstrução e corrimento no nariz com febre. Por terem sintomas muito parecidos com os da gripe, as pessoas vacinadas que sofrem de resfriado ou de rinite podem acreditar que a vacina não tenha surtido efeito, o que não é verdade.

Fonte: Ministério da Saúde

Reportagem: Carina Furlanetto

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA