Campanha ‘Máscara Roxa’ já recebeu 14 denúncias de violência doméstica

Lançada no dia 10/07 no Rio Grande do Sul, a Campanha Máscara Roxa permite que mulheres vítimas de violência doméstica façam denúncias em farmácias. Atualmente, são mais de 1,3 mil farmácias participantes de cinco redes envolvidas. Na região da Serra Gaúcha, dos 34 municípios de abrangência da Amesne, 16 possuem estabelecimentos participantes, incluindo Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha. 

Até o momento, por meio da Campanha, 14 denúncias foram recebidas em farmácias de 12 municípios gaúchos: Bento Gonçalves, Porto Alegre, Canoas, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Casca, Pinhal, Rio Grande, Taquari, Carazinho, Santo Antônio da Patrulha e Capão do Leão.

Todas as farmácias com adesão estão com o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, que serve para que as vítimas as identifiquem. Os atendentes receberam capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. Ao chegar à farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias. 


 

Edegar Pretto, coordenador do Comitê Gaúcho e da campanha, lembra que qualquer farmácia pode aderir. Segundo ele, o objetivo é envolver também aquelas que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores. Interessados devem entrar em contato com o Comitê pelo telefone (51) 991993641 ou pelo e-mail comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.

A campanha foi motivada pelo aumento de casos de feminicídios no estado durante o período de isolamento, decorrente da pandemia do novo Coronavírus. Nos meses de março, abril e maio, 28 mulheres foram assassinadas por questões de gênero, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Somente em abril, o aumento foi de 66,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, de janeiro a junho deste ano, 51 mulheres morreram vítimas de feminicídio no estado.

Dos 34 municípios Encosta Superior do Nordeste, 16 possuem Farmácias Amigas das Mulheres:

– Antônio Prado: Farmácias Associadas
– Bento Gonçalves: Farmácias Associadas
– Carlos Barbosa: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia Essência / Tchê Farmácias
– Caxias do Sul: Farmácias Associadas / Vida Farmácias / Farmácia do IPAM / Agafarma / Preço Mais Popular / Tchê Farmácias
– Farroupilha: Farmácias Associadas / Preço Mais Popular
– Flores da Cunha: Farmácia do Trabalhador
– Garibaldi: Farmácias Associadas / Farmácia Essência / Preço Mais Popular
– Guaporé: Farmácias Associadas / Agafarma
– Nova Araçá: Farmácias Associadas / Agafarma
– Nova Bassano: Vida Farmácias / Agafarma
– Nova Prata: Agafarma
– Paraí: Farmácias Associadas
– São Marcos: Farmácias Associadas
– Serafina Corrêa: Farmácias Associadas / Agafarma
– Veranópolis: Agafarma
– Vila Flores: Agafarma
 

Foto: Leandro Molina

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também