Campanha no Gaúcho ratificou confiança à Liga B

Se considerado apenas o aproveitamento, a campanha do Bento Vôlei/Isabela no Campeonato Gaúcho Masculino deste ano foi inferior à de 2013. Na última temporada a equipe conquistou o vice-campeonato, enquanto neste ano obteve a terceira colocação. Contraditoriamente, contudo, o time do Estadual 2014 deixou perspectivas mais otimistas para a Superliga B.

Com dois clubes da primeira e um da segunda divisão nacional entre os quatro participantes, o Campeonato Gaúcho deste ano impôs muito mais exigência aos participantes, o que ajuda a justificar o descenso do Bento na classificação final. Em contrapartida, o time encurtou distâncias e, em alguns momentos, até mesmo equiparou-se aos rivais da Superliga A, sobretudo o Canoas. Em 2013, foram quatro derrotas em quatro jogos diante do rival, com apenas um set vencido. Neste ano, o Bento superou o atual bicampeão em duas oportunidades.

O presidente do clube, Marcos Paulo Machado, lamenta a eliminação nas semifinais, principalmente pela capacidade que a equipe evidenciou de brigar pelo título. Por outro lado, enfatiza que os primeiros compromissos da temporada reforçaram a convicção no planejamento traçado para a Superliga B. “Estamos com um elenco maior de atletas, mais jogadores com qualidade. Mesmo com um ou dois lesionados, ainda assim teremos um time muito qualificado. Além disso, a gente conseguiu se preparar melhor em relação ao ano passado. Não sabemos como estão os outros times, mas hoje com certeza o Bento Vôlei tem elenco para brigar com qualquer rival, inclusive se estivéssemos jogando a Superliga A. O nosso elenco está à altura da Superliga A, a gente pensou nisso quando montou esse time, são todos jogadores que poderiam estar atuando em qualquer equipe da primeira divisão, experientes, rodados, com história dentro do voleibol”, salienta.

Com relação ao grupo que disputou o Campeonato Gaúcho, a única novidade na Superliga B será o líbero Daniel Rossi, anunciado nesta semana. Aos 34 anos, ele foi campeão paulista com Dentinho, em 2010, pelo Vôlei Futuro, e nas últimas três temporadas defendeu o Volta Redonda na Superliga. “Todas as nossas posições estão dobradas, temos dois líberos, quatro ponteiros, centrais, opostos, levantadores, um grupo que a gente entende, agora, com qualidade suficiente para ganhar a Superliga B”, frisa Machado, que participará de uma reunião na próxima sexta-feira, dia 5, juntamente com dirigentes dos demais clubes, para a definição do regulamento e tabela da competição nacional. A previsão é que o torneio inicie na primeira semana de janeiro. Além do Bento Vôlei, confirmaram participação o Unicor Três Corações (MG), Sada UNIFEMM (MG), Santo André (SP), Sesi (SP), Blumenau Pró Vôlei (SC), UPIS (DF) e Foz do Iguaçu (PR).

Uma das dificuldades que se desenha para o Bento, assim como na última temporada, é a falta de informações sobre os adversários. Em 2013, a principal justificativa da direção para a frustrante quinta colocação na Superliga B foi o “surpreendente nível técnico” apresentado pelas equipes. Dois dos adversários da próxima edição poderão ser conhecidos em um quadrangular que o Bento disputará entre os dias 12 e 14 de dezembro, em Cuiabá, a convite da Federação Mato-Grossense de Vôlei (FMTV). Estarão presentes também o UPIS e o Sada, além da seleção mato-grossense. O torneio será mais uma oportunidade para o clube ratificar, na prática, a confiança que vem exalando para a segunda divisão nacional. Conforme Machado, mais do que um time qualificado tecnicamente, é um grupo comprometido e disposto a fazer história. “Os nossos jogadores ficaram frustrados com a não classificação para a final, por conta da sensação de que poderíamos ter feito mais. Poderíamos, tínhamos condições, todos saíram com essa sensação. Além disso, é um grupo que ficou extremamente motivado com a resposta do público e a gente entende que vai ser muito difícil os adversários jogarem aqui dentro. Temos um time com característica guerreira, com vibração, que não sabe jogar quieto, e a gente acredita que vai ser muito forte aqui dentro”, aposta o presidente.

Decisão

O campeão gaúcho 2014 será conhecido na próxima quarta-feira, dia 10, em partida única, em Novo Hamburgo, entre os dois representantes do Estado na elite nacional. O Voleisul jamais foi campeão, enquanto o Canoas busca o tricampeonato. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.