Campeonato Brasileiro atrai 250 ciclistas

Neste fim de semana, dias 28 e 29, a etapa única do Campeonato Brasileiro de Downhill será disputada pela primeira vez na pista da Linha Eulália, interior de Bento Gonçalves. Desde o início da semana, pelo menos 150 dos 250 ciclistas inscritos treinam no local de provas. O título da categoria Elite, na qual um dos favoritos é o bento-gonçalvense Lucas Bertol, vale uma vaga para a disputa do Pan-americano da modalidade, que será realizado no ano que vem. 

A pista de 2,1km de extensão, considerada uma das mais técnicas do país, ganhou algumas melhorias estruturais para receberos cerca de três mil espectadores que são esperados nos dois dias de prova. Além de novos locais para assistir às descidas, haverá estacionamento para 150 carros, restaurantes e bares.

Para o presidente da Associação Downhill do Vinho (ADHV), Eduardo Bianchi, essa será uma chance única para o grupo conquistar títulos brasileiros. Correndo em 10 das 13 categorias, ele espera estar no pódio em pelo menos sete delas. “A ideia é emplacar três ou até quatro campeões. Conhecemos a pista e sabemos como andar forte nela. Será uma grande vantagem em relação aos outros atletas”, descreve.

O bento-gonçalvense Giovani Oro, que havia sofrido um grave acidente durante uma descida na pista de Pinto Bandeira, há pouco mais de três meses, fará sua reestreia no Campeonato Brasileiro. Depois de ficar hospitalizado e imobilizado, ele voltou a treinar há três semanas. “Na primeira descida, me senti um pouco travado. Mas aos poucos fui me soltando e me sinto pronto para o Brasileiro”, avalia.


Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA