Candidatos a prefeito já arrecadaram R$ 85,2 mil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na internet, na última semana, a segunda parcial da prestação de contas dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições deste ano. O levantamento inclui receitas e despesas computadas nas primeiras semanas da corrida eleitoral. A novidade é a relação feita pelos concorrentes divulgando quem foram os primeiros doadores de suas campanhas. Dos cinco postulantes à prefeitura de Bento Gonçalves, quatro apresentaram receita até o final de agosto e registraram doações que somam R$ 85.240.
Guilherme Pasin (PP) foi quem mais arrecadou verbas para a campanha à prefeitura: recebeu R$ 48,5 mil até a entrega de sua prestação de contas. No caso dele, as contas estão sendo computadas pelo Comitê Financeiro para Prefeito do PP, e não diretamente pelo candidato. Depois de Pasin vem Adroaldo Dal Mass (DEM), que informou à Justiça Eleitoral ter arrecadado R$ 17,5 mil. Roberto Lunelli (PT) informou arrecadação de R$ 12,8 mil e a campanha de Juarez Piva (PDT) recebeu R$ 6,4 mil. Elmar Cainelli (PSC) não teve receitas computadas.
Despesas
O sistema do TSE também informa as despesas dos candidatos nas primeiras semanas de campanha. Até agora, no total, eles gastaram R$ 78,4 mil. Guilherme Pasin é o que tem mais gastos até o momento: R$ 51.565,07. Em segundo lugar aparece Adroaldo Dal Mass, com R$ 13 mil, seguido de Roberto Lunelli, que gastou R$ 7.655,06 até o final de agosto. Os que menos investiram até agora foram Juarez Piva, com R$ 4 mil, e Elmar Cainelli, com despesas na ordem de R$ 2.250.
No total, os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves poderão gastar até R$ 3,64 milhões em suas campanhas, de acordo com os limites estipulados e informados por eles mesmos à Justiça Eleitoral. Porém, eles não estão obrigados a atingir a quantia máxima de despesas estipulada. O prazo final para os candidatos apresentarem à Justiça Eleitoral suas prestações de contas completas é o dia 6 de novembro, um mês após as eleições de 7 de outubro
Doadores de campanha*
Adroaldo Dal Mass
Direção Estadual/Distrital – R$ 1.674
Direção Estadual/Distrital – R$ 15.000
Direção Estadual/Distrital – R$ 856
Total – R$ 17.530
Guilherme Pasin
Best Comércio Exterior LTDA – ME – R$ 500
Darcy Pozza – R$ 6.000
Direção Nacional – R$ 10.000
Farina S/A – R$ 5.000
Valdir Possamai – R$ 18.000
Valdir Possamai – R$ 9.000
Total – R$ 48.500
Juarez Piva
Direção Estadual/Distrital – R$ 1.910
Juarez José Piva – R$ 1.500
Juarez José Piva – R$ 1.000
Juarez José Piva – R$ 2.000
Total – R$ 6.410
Roberto Lunelli
Eliana Passarin – R$ 4.000
Irmaci Sininaglia Lunelli – R$ 2.300
Marilza Maria Cenci Brusch – R$ 3.000
Roberto Lunelli – R$ 3.500
Total – R$ 12.800
*O candidato Elmar Cainelli não computou receitas, segundo pesquisa no TSE relativa ao candidato, à direção municipal do PSC e ao Comitê Financeiro para Prefeito do partido.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Quanto cada um gastou até agora
Guilherme Pasin
Despesas diversas com o comitê de campanha, impostos e alimentação de colaboradores: R$ 26.780,07
Publicidade e promoção de sua candidatura: R$ 22.337
Doações a candidatos a vereador: R$ 2.448
Total: R$ 51.565,07
Previsão de despesas: até R$ 850 mil
Adroaldo Dal Mass
Produção de jingles, vinhetas e slogans: R$ 3.000
Locação de veículos: R$ 10.000
Total: R$ 13.000
Previsão de despesas: até R$ 1 milhão
Roberto Lunelli
Publicidade: R$ 3.900
Despesas para instalação e manutenção do comitê de campanha: R$ 3.755,06
Total: R$ 7.655,06
Previsão de gastos: até R$ 590 mil
Juarez Piva
Materiais impressos para publicidade: R$ 4.000
Previsão de gastos: até R$ 900 mil
Elmar Cainelli
Materiais impressos para publicidade: R$ 2.250
Previsão de gastos: até R$ 300 mil
Reportagem: Eduardo Kopp
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