Candidatos a prefeito já arrecadaram R$ 85,2 mil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou na internet, na última semana, a segunda parcial da prestação de contas dos candidatos a prefeito, vice e vereador nas eleições deste ano. O levantamento inclui receitas e despesas computadas nas primeiras semanas da corrida eleitoral. A novidade é a relação feita pelos concorrentes divulgando quem foram os primeiros doadores de suas campanhas. Dos cinco postulantes à prefeitura de Bento Gonçalves, quatro apresentaram receita até o final de agosto e registraram doações que somam R$ 85.240.

Guilherme Pasin (PP) foi quem mais arrecadou verbas para a campanha à prefeitura: recebeu R$ 48,5 mil até a entrega de sua prestação de contas. No caso dele, as contas estão sendo computadas pelo Comitê Financeiro para Prefeito do PP, e não diretamente pelo candidato. Depois de Pasin vem Adroaldo Dal Mass (DEM), que informou à Justiça Eleitoral ter arrecadado R$ 17,5 mil. Roberto Lunelli (PT) informou arrecadação de R$ 12,8 mil e a campanha de Juarez Piva (PDT) recebeu R$ 6,4 mil. Elmar Cainelli (PSC) não teve receitas computadas.

Despesas

O sistema do TSE também informa as despesas dos candidatos nas primeiras semanas de campanha. Até agora, no total, eles gastaram R$ 78,4 mil. Guilherme Pasin é o que tem mais gastos até o momento: R$ 51.565,07. Em segundo lugar aparece Adroaldo Dal Mass, com R$ 13 mil, seguido de Roberto Lunelli, que gastou R$ 7.655,06 até o final de agosto. Os que menos investiram até agora foram Juarez Piva, com R$ 4 mil, e Elmar Cainelli, com despesas na ordem de R$ 2.250.

No total, os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves poderão gastar até R$ 3,64 milhões em suas campanhas, de acordo com os limites estipulados e informados por eles mesmos à Justiça Eleitoral. Porém, eles não estão obrigados a atingir a quantia máxima de despesas estipulada. O prazo final para os candidatos apresentarem à Justiça Eleitoral suas prestações de contas completas é o dia 6 de novembro, um mês após as eleições de 7 de outubro

 

Doadores de campanha*


Adroaldo Dal Mass

Direção Estadual/Distrital – R$ 1.674

Direção Estadual/Distrital – R$ 15.000

Direção Estadual/Distrital – R$ 856

Total – R$ 17.530

 

Guilherme Pasin

Best Comércio Exterior LTDA – ME – R$ 500

Darcy Pozza – R$ 6.000

Direção Nacional – R$ 10.000

Farina S/A – R$ 5.000

Valdir Possamai – R$ 18.000

Valdir Possamai – R$ 9.000

Total – R$ 48.500

 

Juarez Piva

Direção Estadual/Distrital – R$ 1.910

Juarez José Piva – R$ 1.500

Juarez José Piva – R$ 1.000

Juarez José Piva – R$ 2.000

Total – R$ 6.410

 

Roberto Lunelli

Eliana Passarin – R$ 4.000

Irmaci Sininaglia Lunelli – R$ 2.300

Marilza Maria Cenci Brusch – R$ 3.000

Roberto Lunelli – R$ 3.500

Total – R$ 12.800

*O candidato Elmar Cainelli não computou receitas, segundo pesquisa no TSE relativa ao candidato, à direção municipal do PSC e ao Comitê Financeiro para Prefeito do partido.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

 

Quanto cada um gastou até agora

 

Guilherme Pasin

Despesas diversas com o comitê de campanha, impostos e alimentação de colaboradores: R$ 26.780,07

Publicidade e promoção de sua candidatura: R$ 22.337

Doações a candidatos a vereador: R$ 2.448

Total: R$ 51.565,07

Previsão de despesas: até R$ 850 mil

 

Adroaldo Dal Mass

Produção de jingles, vinhetas e slogans: R$ 3.000

Locação de veículos: R$ 10.000

Total: R$ 13.000

Previsão de despesas: até R$ 1 milhão

 

Roberto Lunelli

Publicidade: R$ 3.900

Despesas para instalação e manutenção do comitê de campanha: R$ 3.755,06

Total: R$ 7.655,06

Previsão de gastos: até R$ 590 mil

 

Juarez Piva

Materiais impressos para publicidade: R$ 4.000

Previsão de gastos: até R$ 900 mil

 

Elmar Cainelli

Materiais impressos para publicidade: R$ 2.250

Previsão de gastos: até R$ 300 mil

 

Reportagem: Eduardo Kopp

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