Cão de faro parceiro da PRF, Baruk será aposentado
Da raça Pastorbelga-malinois, ele atuou por três anos e meio incorporado ao Grupo de Operações com Cães
Parceiro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) gaúcha na apreensão de mais de quatro toneladas de drogas, o cão de faro Baruk, de 6 anos, será aposentado pela corporação. Da raça Pastor-belga- -malinois, ele atuou por três anos e meio, incorporado ao Grupo de Operações com Cães (GOC) desde janeiro de 2021. O animal foi adquirido pelos próprios agentes e doado à PRF na implantação do GOC em Porto Alegre, ala que atualmente conta com seis cães de faro.
Entre os atributos principais de Baruk, elencados pela polícia, estão o temperamento forte e a determinação para encontrar ilícitos. No currículo dele, destaque para uma apreensão de três toneladas de maconha escondidas em fundo falso de caminhão, utilizado para transporte de suínos, em São Leopoldo, em 2021. Ao todo, trabalhou em 42 ocorrências.
“Para o cão policial, a busca por drogas, armas e munições não passa de uma diversão, cujo prêmio para quando ele localiza algum ilícito, é poder se divertir com o seu brinquedo favorito”, explica a corporação em nota.
De acordo com a PRF, Baruk será aposentado antes do tempo devido a um tratamento de saúde. Ainda assim, ele permanecerá no canil da corporação para os cuidados necessários, além de ser adaptado a uma nova rotina de descanso.