Cão idoso é jogado de veículo no bairro Borgo, em Bento
Um cãozinho idoso foi cruelmente abandonado na tarde de quarta-feira, 03/02, no bairro Borgo, em Bento Gonçalves. Um morador flagrou o animal sendo jogado de um veículo no final da rua São Paulo, no acesso à Linha Buratti. A denúncia foi recebida pelo setor de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e está sendo apurada pelo Conselho de Bem Estar Animal (Combea). “A pessoa que denunciou anotou a placa e vamos registrar Boletim de Ocorrência para que o responsável seja punido”, informa a presidente do Combea, Daiane de Mattos.
O cão foi resgatado na manhã desta quinta-feira, 04/02, após o Combea conseguir articular um lar temporário. “É sempre difícil encontrar um lugar para abrigar esses animais, mas conseguimos articular um espaço para o acolher temporariamente. Agora precisamos de auxílio com ração e com um lar definitivo”, revela Daiane.
Daiane pede que, quem tiver interesse em ajudar o animal, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (54) 99923-5333.
Suposto tutor aparece
Após grande repercussão do caso, o suposto tutor do animal procurou as redes sociais para dar a sua versão da história. Conforme o homem, uma vizinha teria invadido o seu terreno quando não havia ninguém em casa e pegado o animal. “Ele estava em tratamento por pegar sarna, nós estávamos tratando ele. Chamei ela e ela assumiu que jogou ele para fora, tenho a placa do carro dela, essa sem vergonha merece ir presa”, declarou em um grupo do Facebook.
O animal foi resgatado pelo Conselho de Bem Estar Animal (Combea) e foi encaminhado para cuidados pets. Na sequência, será levado a um lar temporário. “Ele ficará lá até eu conversar com o ‘tutor’ dele direitinho. Afinal, quero o melhor para o cachorrinho”, afirma a presidente do Combea, Daiane de Mattos.
O SERRANOSSA entrou em contato pelas redes sociais com a suposta mulher que teria cometido o crime contra o animal, mas ainda não obteve retorno.
Fotos: Arquivo pessoal
Código de proteção animal
Mesmo com um conselho voltado à causa animal vinculado à prefeitura, ainda não há um setor responsável por todo o processo de acolhimento de um animal abandonado ou em situação de maus-tratos. Dessa forma, o conselho conta com o auxílio da comunidade para conseguir salvar essas vidas. Mas Daiane afirma que o cenário deverá mudar em breve. “Após um trabalho de meses, conseguimos criar um código de proteção animal, que deverá entrar em votação na Câmara de Vereadores nos próximos dias”, revela Daiane.
O código irá englobar todas as legislações municipais voltadas à causa animal, em acordo com as leis estaduais e federais, além de punições mais severas para crimes de maus-tratos e abandono. O código ainda contará com a criação de um fundo, o qual seria mantido com valores de multas e outros tributos municipais, a fim de viabilizar resgates e ações de conscientização. “Criamos esse código com base em outros municípios e diversos depoimentos. A ideia é conscientizar a população de que um animal vai viver por anos e que é uma responsabilidade de toda comunidade”, afirma.
A presidente do Combea ainda ressalta que a comunidade deve denunciar crimes contra animais pelo Fala Cidadão, por meio do número 0800 979 6866. A denúncia pode ser anônima.