Cão que ajudava nas buscas de desaparecidos no Vale do Taquari é atropelado e morre
O animal atuava em Bom Retiro do Sul e pertencia ao Corpo de Bombeiros do Mato Grosso
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Rio Grande do Sul publicou, pelas redes sociais, uma nota de pesar pelo falecimento do cão de resgate Thayron nesta sexta-feira, 22/09. O animal, que era conduzido pelo Subtenente Tavares, do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso, estava atuando em Bom Retiro do Sul auxiliando nas buscas de pessoas desaparecidas após enchente no Vale do Taquari.
“O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamenta profundamente a sua partida e deixa aqui a sua homenagem a este ser que dedicou sua vida a nobre missão de salvar”, escreveu a corporação.
Pelo X, antigo Twitter, o vice-governador do RS, Gabriel Souza (MDB), que comanda as ações do governo estadual no Vale do Taquari, lamentou a morte do cão após um atropelamento. “Os cães têm sido importantes aliados na busca pelas pessoas desaparecidas por causa das chuvas na região. Meus sentimentos à corporação que tão bem está coordenando este trabalho”, escreveu.
De acordo com o CBMRS, Thayron, que tinha cinco anos de idade, era certificado nacionalmente e atuou em outros desastres naturais, como o de Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).