Capão da Canoa tem cinco locais impróprios para banho
Boletim da Fepam aponta cinco pontos impróprios para banho em Capão da Canoa no Litoral Norte

Depois dos registros de acúmulo de lixo deixado na praia na virada do ano, Capão da Canoa enfrenta agora mais um problema: cinco locais impróprios para banho. A informação consta no quarto boletim do Programa Balneabilidade da temporada 2025/2026, divulgado nesta sexta-feira (2) pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
O levantamento considera coletas de água realizadas nos dias 29 e 30 de dezembro de 2025. Atualmente, a Fepam monitora 96 pontos em praias e balneários de 45 municípios do Rio Grande do Sul. Desse total, 12 pontos apresentam condições impróprias para banho. Pela primeira vez nesta temporada, cinco locais do Litoral Norte entram nessa classificação, todos em Capão da Canoa.
Locais impróprios para banho nesta semana
- Capão da Canoa – Edifício Aymoré
- Capão da Canoa – Balneário de Araçá-Hotel Araçá
- Capão da Canoa – Edifício Yara
- Capão da Canoa – Arroio Teixeira
- Capão da Canoa – Praça Azevon
- Cerrito – Balneário Cerrito
- Pedro Osório – Rio Piratini
- Pelotas – Valverde (Avenida Senador Joaquim A. Assumpção)
- Pelotas – Totó
- Pelotas – Valverde Trapiche
- Piratini – Balneário Municipal Klérfim Cardoso (Rio Piratini)
- Tapes – Balneário Rebelo
Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, o setor de fiscalização já iniciou ações para identificar as possíveis causas da contaminação nos pontos do Litoral Norte. Além disso, a fundação vai realizar coletas em drenagens pluviais para investigar eventuais fontes poluidoras. Após a análise dos resultados, os municípios envolvidos serão notificados.
Programa Balneabilidade
A Fepam executa o Programa Balneabilidade com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). O monitoramento avalia a qualidade da água em praias e balneários do Estado, classificando os locais como próprios ou impróprios para banho.
Os boletins são divulgados semanalmente, sempre às sextas-feiras, e seguem até o dia 27 de fevereiro.