Caps i será implantado em Bento
Um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps i) deve ser implantado em Bento Gonçalves. A organização está sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde. O Ministério da Saúde aprovou a implantação do Caps i na cidade e repassou recursos em abril de 2011. O Caps i de Bento será o primeiro no Estado constituído para uma população inferior a 200 mil habitantes.
O município foi beneficiado devido à estrutura que já vem sendo oferecida pelo Centro de Atendimento em Saúde Mental Infantil (Casmi), da Secretaria Municipal da Saúde. A equipe é composta por psiquiatra, neuropediatra, psicólogas, enfermeiras, assistente social e nutricionista. O município aguarda a realização da vistoria para liberação do funcionamento, quando o Casmi se transformará em Caps i, com nova proposta de trabalho.
O Caps i é um serviço ambulatorial com a responsabilidade de cuidar de crianças e adolescentes com transtornos mentais. Entre as atividades desenvolvidas para os pacientes de Caps i estão atendimento individual, atendimento em grupos, atividades de suporte social, oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimento a familiares, integração com escolas e atividades socioeducativas e comunitárias. Algumas oficinas já foram confirmadas para entrar em funcionamento, como Ludoterapia, Expressão corporal, Ioga, Pintura e Desenho, Origami, Contação de Histórias, Embelezamento e Autocuidado, Musicoterapia, Artesanato e Trabalhos manuais.
O Casmi realiza aproximadamente 1,4 mil atendimentos por mês, focado em crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos que apresentem transtornos mentais. A sede do projeto fica na Rua Carlos Dreher Filho, 261, Bairro São Francisco. Mais informações pelo telefone (54) 3055 4120.
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br