Caqui é bom para o cabelo, visão e ajuda a prevenir o câncer

O caqui é uma paixão nacional, mas de brasileiro tem muito pouco. Originária da China e do Japão, a fruta se deu muito bem por aqui devido ao clima tropical brasileiro. É uma fruta fonte das vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno, além de possuir fibras e de conter grande quantidade de frutose. 

As vitaminas presentes nesse saboroso e suculento fruto possuem diversos benefícios para o organismo. A vitamina A protege células contra radicais livres, é importante para a visão, para a pele e para o crescimento. Já a vitamina C aumenta nossa imunidade e protege contra infecções. A vitamina E previne doenças cardiovasculares e tem ação antioxidante. As vitaminas B1, B2, B6 e B12 mantêm o sistema nervoso e circulatório saudáveis, ajudam na formação das células vermelhas do sangue e anticorpos e previnem doenças causadas pelo envelhecimento. 

O licopeno do caqui atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer. Fonte também de betacaroteno, a fruta tem função antioxidante que combate formação de radicais livres. É bom para o cabelo, visão e retarda envelhecimento precoce. 

Como fonte de fibras ele auxilia no funcionamento do intestino, prevenindo constipação. Também favorece a perda de peso, por conter alta quantidade de fibras que aumentam a saciedade e diminuem a vontade de ingerir doces. Um fruto médio, com aproximadamente 100 gramas possui apenas 70 calorias.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Consumir caqui ajuda a prevenir doenças causadas pela idade, como a catarata, problemas no sistema nervoso, além de aumentar a imunidade, protegendo o corpo contra gripes e resfriados. A fruta também pode ser usada como um alimento desintoxicante. 

  • Vinícola Garibaldi

Porém, como todo alimento, as pessoas não podem consumi-lo em excesso. Ingerir a fruta em grande quantidade pode causar diarreia. Pacientes com diabetes também devem ser cuidadosos, pois o caqui possui grande quantidade de açúcar. A melhor forma de consumi-lo é cru, podendo ser utilizado em preparo de geleias, sucos e shakes. 

Safra e tipos

A safra do caqui ocorre nos meses de março, abril e maio e os tipos comercializados são: 
– Rama Forte: coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa
– Taubaté: coloração vermelha, polpa de consistência mole
– Giombo (tipo chocolate): alaranjado, de consistência firme e crocante
– Fuyu: alaranjado e de consistência firme

Fonte: Portal Minha Vida

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também