Carlos Gomes busca reverter desvantagem na final do Regional de Bocha Pontobol

Fundada em 1974, a Sociedade Recreativa Carlos Gomes alcançou nesta temporada o maior feito da sua história na bocha pontobol, principal atividade da entidade. Pela primeira vez, o representante bento-gonçalvense está disputando a decisão do Campeonato Regional, considerado o mais importante da modalidade. 

Para chegar ainda mais longe, no entanto, precisará reverter um quadro bastante improvável neste sábado, dia 5, a partir das 13h30, em sua sede localizada no bairro São Roque.  

  Hermínio Sanchez, 87 anos, é o jogador mais experiente da equipe que sonha com o título inédito para a cidade. Foto: João Paulo Mileski

Nas partidas de ida diante do Cotiporã, disputadas no último sábado, dia 28, os donos da casa levaram a melhor por 5 a 0. Para conquistar a troféu inédito, o Carlos Gomes precisará devolver o escore neste sábado, o que levaria a definição para os critérios de desempate.

A sociedade, que conta com nove títulos municipais – é a segunda maior campeã, atrás apenas do Botafogo -, recolocou Bento na decisão após seis anos. O último finalista do município havia sido o Borgo, vice-campeão em 2009. Caso levante a taça, o Carlos Gomes entrará para a história como o primeiro representante da cidade a conquistar o torneio.

Pelas características (exige muito mais destreza do que preparo físico), a bocha pontobol é considerada um esporte bastante democrático, possibilitando a participação desde crianças até idosos, mesmo em competições importantes. No Carlos Gomes, o mais experiente é Hermínio Sanchez, 87 anos, que também fez parte do grupo do Borgo vice-campeão. Hermínio ressalta que “nunca joga para perder”, mas enfatiza que o esporte é, sobretudo, uma grande diversão. “Jogo desde guri, e, enquanto der, vou continuar jogando, porque é divertido, me agrada”, ressalta.  

O Regional deste ano começou com 24 equipes. O outro representante de Bento, o Botafogo, acabou eliminado na primeira etapa e passou a disputar a Taça Flores da Cunha (entre os quintos e sextos de cada grupo na primeira fase), obtendo o título com vitória sobre o Pio X na decisão.