Carraro passa por revolução interna

Aos 54 anos, a Carraro Móveis, de Bento Gonçalves,  está fazendo uma verdadeira revolução, com foco na inovação de produtos, rapidez na assistência técnica e mais competitividade na logística. “Estamos fazendo um movimento de evolução, com mais relacionamento, mais intensidade e mais inovação. Mas pode ser considerada uma revolução, pois estamos mostrando uma Carraro, que embora tenha toda esta tradição e qualidade, está aberta para ficar mais próxima do consumidor”, resume o diretor Rogério Francio.

Para chegar a este patamar de unir design e preço, a fabricante de móveis investiu forte em uma ampla pesquisa para entender o consumidor da nova classe média brasileira.  A pesquisa feita por uma agência de inteligência trouxe subsídios para a mudança, resultando em novos produtos, mais relacionamento com os clientes e uma logística com maior velocidade. “Design hoje é fundamental, porque o consumidor quer qualidade, mas também quer perceber que tem valor agregado na mercadoria que ele está comprando”, destaca Rogério Francio. “O consumidor faz da sua casa o seu mundo, e ele quer uma casa mais confortável, mais funcional, tudo isso a um preço que esteja à altura”, complementa.

Para realizar as mudanças, a Carraro também precisou trabalhar muito internamente junto a seus 420 funcionários, especialmente na área industrial, que ocupa uma área construída de 55 mil metros quadrados. “Não adianta nós produzirmos com uma cultura industrial. Temos que produzir com uma cultura voltada para o consumidor. O que ele quer nós temos que oportunizar, fabricar e levar para ele a um preço mais viável”, destaca Rogério Francio.

A empresa também melhorou a sua logística, objetivando reduzir os índices de assistência técnica, oferecer preços mais competitivos, com prazos mais ágeis e facilitando a reposição de produtos. Entre as medidas práticas, a empresa reduziu de 100 para 29 o número de transportadores de seus produtos, obtendo vantagens expressivas no custo dos fretes.

Com as mudanças, a Carraro estabeleceu metas ambiciosas de crescimento. Quer aumentar sua receita em 15% este ano, e duplicá-la até o fim de 2018. “Enquanto uns navegam no barco da crise, nós vamos pegar o barco da oportunidade”, afirma Rogério Francio. “Nós fizemos todo um trabalho de casa, voltados para a mudança de conceito, mudança de postura , de atitude, sintetizando tudo isso através de novos lançamentos, mais relacionamento com os clientes e agora com uma nova marca, mais voltada para a mulher da nova classe média brasileira”, complementa .  “A nova Carraro está verticalizada para o consumidor”, finaliza Francio.

Atualmente, os produtos da Carraro podem ser encontrados em mais de cinco mil pontos de vendas em todos os Estados brasileiros. A empresa também exporta seus produtos para 24 países da América do Sul, América Central e África.

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