Carro diplomático do Brasil é detido na Turquia com mais de 50 quilos de cocaína
Segundo comunicado do Itamaraty ,“o contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa”

Um carro oficial da embaixada brasileira em Sófia, na Bulgária, teria sido detido na fronteira com a Turquia com aproximadamente 55 quilos de cocaína. As informações são do jornal búlgaro “24 Chasa”.
Segundo o portal de notícias, o veículo teria entrado na Turquia pelo posto de controle de Kapikule, na região noroeste do país, após vir de uma vila no sul da Bulgária.
O jornal também afirma que a droga teria sido escondida em diferentes partes do veículo e que o motorista e outras pessoas teriam sido detidas na Turquia pelo crime de tráfico de drogas.
A embaixada brasileira na Bulgária divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso, afirmando que identificou a falta de um carro oficial e que noticiou autoridades búlgaras.
“Com referência às notícias recentes circuladas em meios de comunicação búlgaros e turcos relativas à apreensão de veículo diplomático na fronteira entre a Bulgária e a Turquia, a Embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz o comunicado.
O Itamaraty confirma a ocorrência e diz que o carro “foi furtado das dependências da Embaixada por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileira”.
O Itamaraty também afirmou que “o contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa. O Ministério das Relações Exteriores, por meio das Embaixadas do Brasil em Sófia e em Ancara, está em contato com autoridades locais, colabora com as investigações e espera que o crime seja apurado prontamente”.